A Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), foi palco para a solenidade de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, na noite dessa terça-feira (7). O vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira, representou a Federação no evento, que reuniu empresários, deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais e estaduais para premiar as boas práticas das gestões públicas municipais.
Vilmar também foi responsável por entregar premiações nas categorias IGMA Geral (Índice de Gestão Municipal Aquila), Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-estar e Sustentabilidade. O vice-presidente da FIERN destacou a importância de reconhecer boas práticas da gestão pública municipal.
“Eventos como este são muito importantes para sabermos o que está acontecendo nos nossos municípios e incentivar uma mentalidade para o respeito à população, cuidando da educação, saúde e bem-estar dos cidadãos”, disse. “A FIERN está sempre de portas abertas para apoiar iniciativas como o Prêmio Cidades Excelentes, que incentivam essa sensibilidade e as boas práticas na gestão pública”, completou Vilmar.
O superintendente da Band no Rio Grande do Norte, João Soares, agradeceu à FIERN pela recepção na Casa da Indústria e enalteceu a integração entre os segmentos público e privado. “A grandiosa missão de receber o Cidades Excelentes na Casa da Indústria demonstra a valorização e integração entre os segmentos público e privado, na convicção de que precisamos caminhar em um movimento comum, em uma mesma direção, para avançarmos no desenvolvimento”, declarou.
O objetivo da premiação é incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.
A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila. Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, que também continuem as categorias da premiação.
O Cidades Excelentes é realizado em cada estado brasileiro, com as categorias divididas por população municipal de menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Os vencedores de cada categoria nas etapas estaduais participarão da etapa nacional, em cerimônia em Brasília, que vai reunir gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do país em cada pilar, considerando a categoria populacional.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud