Imagem do Logotipo da CNI   Imagem do Logotipo da FIERN   Imagem do Logotipo do SESI   Imagem do Logotipo do SENAI   Imagem do Logotipo do IEL

PERFIL RN

Telecomunicações

Em 2013, 66,8% da população potiguar teve acesso a aparelhos celulares, com grande expansão da cobertura na última década. O histórico de crescimento do número de acessos revela que o setor ainda encontra muito espaço para se desenvolver, com taxas de expansão que se aproximem das maiores do Nordeste.

 

O Estado contabilizou 825 antenas de celular em 2013, que ainda não são suficientes e provocam algumas zonas de sombra no interior, onde é recorrente o uso de sinais de rádio. A resolução de questões urbanísticas ou ambientais tem sido o principal entrave para a multiplicação do número de antenas no Estado, e as operadoras vem trabalhando entre si e junto à administração pública a fim de agilizar a burocracia.

 

Para acelerar a expansão da cobertura e dos acessos, existe um acordo entre as operadoras para ampliar a quantidade de antenas e para compartilhar o uso do sinal, com expectativa de que todo o Rio Grande do Norte esteja ao alcance das antenas até 2016.

 

O sistema de infovias por fibra óptica vem sendo impulsionado pelo interesse de instituições de ensino público ou privado ou por investimentos de grandes empresas privadas, mas ainda é limitado à Região Metropolitana de Natal.