Sistema Indústria leva inovação e tecnologia ao 100º ENIC com experiências imersivas
4/04/2025 16h10
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Observatório da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), marcam presença no 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) com um estande repleto de inovação, tecnologia e oportunidades para capacitação.
De 8 a 11 de abril de 2025, no Pavilhão 8 do São Paulo Expo, o evento será um grande ponto de encontro para profissionais e curiosos do setor, trazendo experiências imersivas, lançamentos de cursos e premiações. Confira, a seguir, todas as ações do Sistema Indústria no evento:
SENAI: aprendizado na prática, dentro da obra
No ENIC, o SENAI vai apresentar um novo modelo de ensino que leva a capacitação diretamente para dentro da obra. A metodologia inovadora aposta no aprendizado prático, capacitando supervisores para ensinar trabalhadores enquanto executam suas atividades.
Além disso, o ENIC será palco do lançamento do Programa de Aprendizagem da Construção Civil, uma série de cursos voltados para quem deseja se especializar no setor com aulas totalmente aplicadas à realidade do trabalho.
Quer saber mais sobre as oportunidades na construção civil? Confira o último episódio do Tem Vaga!
IEL: participe do Prêmio Construção e Educação Executiva
O IEL também terá um espaço no estande para inscrições no Prêmio IEL de Talentos da Construção, que será realizado na próxima edição do Rio Construção Summit 2025. A premiação vai reconhecer estudantes de engenharia civil, arquitetura e urbanismo que apresentarem projetos inovadores para a indústria da construção.
O tema da primeira edição será “O setor da construção e seu papel frente às mudanças climáticas”, desafiando os participantes a desenvolverem soluções que minimizem os impactos dos eventos climáticos nos edifícios e nas cidades.
SESI: serviços e experiências imersivas para o público
O SESI traz ao evento um conjunto de experiências voltadas para a segurança no trabalho, saúde ocupacional e bem-estar.
Simulador NR 11 (Empilhadeira)
Neste simulador, o visitante vivencia a operação de uma empilhadeira como se estivesse realmente no comando de uma máquina no canteiro de obras. Equipado com volante, pedal e joystick, o sistema reproduz fielmente os movimentos e controles reais, permitindo que operadores (ou futuros operadores) pratiquem manobras com segurança. É uma oportunidade de aprender e testar habilidades técnicas sem risco, mas com toda a adrenalina de uma situação real de trabalho.
Simuladores Virtuais NR 33 e NR 35
Utilizando óculos de realidade virtual (VR) Quest 2, esses simuladores transportam os participantes para cenários desafiadores onde é preciso atuar em espaços confinados (NR 33) ou trabalhar em altura (NR 35). A experiência é imersiva e didática: a pessoa se vê diante de situações que exigem atenção, técnica e cumprimento rigoroso das normas de segurança. É uma forma de treinar a mente e o corpo para lidar com riscos reais — tudo isso em um ambiente totalmente controlado e educativo.
CNI: Observatório Nacional da Indústria traz insights sobre a construção
A CNI apresenta no ENIC o Monitor de Investimentos, uma ferramenta do Observatório Nacional da Indústria que analisa o impacto e as tendências do setor da construção no Brasil. No evento, os visitantes poderão explorar:
Decisões estratégicas: inteligência artificial que monitora investimentos produtivos em todas as regiões do país.
Planejamento e previsibilidade: dados para auxiliar gestores públicos e privados na projeção de demandas em educação profissional, tecnologia e segurança no trabalho.
As inscrições seguem abertas até 31 de maio.
Os projetos podem ser inscritos em duas categorias: cidades ou edificações, e cada equipe deve ser composta por três a cinco estudantes, além de um professor orientador.