Foto: Shirley Queiroz
O Sistema FIERN recebeu ontem (26) da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SEMUL), o Selo Ellas, um reconhecimento concedido a empresas e instituições que adotam iniciativas concretas para promover o protagonismo feminino no mercado de trabalho. A premiação reuniu instituições públicas e privadas comprometidas com a equidade de gênero, em alusão ao Mês da Mulher.
A Gerente Corporativa de Comunicação, Juliska Azevedo, recebeu o selo representando o Sistema FIERN na solenidade. A industrial Deborah Sayonara, diretora da FIERN Jovem e proprietária da indústria Matersol, também esteve presente e foi homenageada por sua atuação como empresária.
Em sua fala, Juliska Azevedo destacou que o Sistema FIERN apoia o protagonismo feminino através de diversas ações conduzidas pela FIERN, SESI, SENAI e IEL. “O presidente Roberto Serquiz valoriza e incentiva a qualificação e inserção de mulheres na indústria e também entre gestoras e colaboradoras do Sistema indústria potiguar. Hoje, mulheres estão em função de gestão em todas as entidades que compõem o Sistema FIERN, entre elas está a superintendente do SESI, Danielle Mafra; a coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias; a coordenadora executiva, Janaíze Revoredo; a diretora do CTGAS-ER, do SENAI, Amora Vieira, e a gerente executiva do IEL-RN, Rebeka França, entre outros nomes”, disse.
A gerente de Comunicação também enfatizou as ações promovidas para incentivar a maior inserção e liderança de mulheres na indústria do RN. Através de convênio entre SENAI e AES Brasil, o Sistema FIERN foi responsável por qualificar profissionalmente as mulheres que trabalham no parque eólico Cajuína, em Lajes (RN), 100% operado por mulheres. Também na indústria de transformação, o SENAI realizada um importante trabalho de qualificação feminina em áreas como Moda e Alimentos.
A representante do Sistema indústria falou ainda sobre iniciativas do SESI, nas áreas de educação, saúde e cultura; do IEL, na formação executiva; e da FIERN, onde por meio do Programa de Apoio à Competitividade da Micro e Pequena Indústria — PROCOMPI —, será desenvolvido o projeto “Ela Faz a Indústria”, que busca capacitar lideranças femininas ao desenvolver competências e estimular o protagonismo das mulheres nas micro e pequenas indústrias potiguares.
E ressaltou a presença e o trabalho realizado pelas mulheres na diretoria da FIERN, que conta com a vice-presidente Conceição Tavares, e as diretoras Fátima Dantas, Tercina Suassuna, Zauleide Queiroz (presidente do SINDISORVETE) e Helane Cruz (presidente do SIFT), além da diretora da FIERN Jovem, Debora Sayonara.
Foto: Shirley Queiroz
A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, destacou a importância da iniciativa como um compromisso da Prefeitura de Natal em estimular mudanças estruturais que favoreçam a inserção e o crescimento profissional das mulheres. A secretária da SEMUL, Andrea Dias, ressaltou que a iniciativa se soma a uma série de ações já desenvolvidas pelo município, como a Patrulha Maria da Penha, o Centro de Referência Mulher Cidadã Elisabeth Nasser e os programas de atendimento psicossocial, jurídico e social, que beneficiam centenas de mulheres.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Ériko Jácome, autor da lei que instituiu o Selo Ellas, que enalteceu a iniciativa como um avanço na valorização feminina dentro do ambiente corporativo. “O Selo Ellas não apenas reconhece, mas impulsiona novas ações que garantirão um crescimento contínuo da participação da mulher no mercado de trabalho”, afirmou.
Foram homenageadas as seguintes empresas e instituições: M.M. Empreendimentos, Casa de Apostas Arena das Dunas, Matersol, CDA Heineken do Brasil/Natal, C B Advocacia, Midway Mall, Prefeitura Municipal do Natal e FIERN.