O Sistema Indústria do Rio Grande do Norte — composto por FIERN, SENAI, SESI e IEL — marcou presença na cerimônia de celebração do Dia do Maquinista Naval, celebrado em 17 de outubro em alusão ao nascimento do Vice-Almirante Ary Parreiras, Patrono dos Maquinistas da Marinha e fundador da Base Naval de Natal.
Participaram do evento o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (SINDIPESCA-RN), Gabriel Calzavara; o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello; e o secretário-executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, Daniel Penteado; o empresário associado Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Rio Grande do Norte (SIMETAL-RN) Lessany Nassiff, bem como o comandante do 3º Distrito Naval, Almirante Reis Leite, outras autoridades militares e civis e representantes de instituições.
De acordo com o presidente do SINDIPESCA-RN, a Marinha do Brasil é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do estado e do país. “A Marinha é a base e sustentação para a Economia do Mar, foi onde surgiu a ideia para formação do Cluster Tecnológico Naval do RN, que hoje é um sucesso”, afirma.
“Isso se deve a essa mentalidade marítima, à cultura oceânica da Marinha, uma instituição que nos dá muito orgulho e é muito importante para a Indústria”, completa Calzavara.
O Capitão Carlos Macêdo, comandante da Base Naval de Natal, prestou os cumprimentos aos homenageados do dia e ressaltou a importância do Almirante Ary Parreiras. “Ele é a figura protagonista deste dia, portanto sigamos seu legado. Com ele como farol estaremos sempre vocacionados a agir com máquinas à toda a força, inspirados por ele seguiremos sempre o nosso lema, que diz ‘Apoiar é nosso orgulho. Nossa Base, nossa alma'”, disse.
Ainda na cerimônia, o diretor do SENAI-RN e o secretário executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN foram agraciados com o Mérito Almirante Ary Parreiras, que reconhece os bons serviços prestados à Base Naval de Natal.
O diretor regional do SENAI-RN destaca o orgulho para a instituição de ter recebido a homenagem. “Estarmos ali sendo reconhecidos como uma instituição relevante foi motivo de orgulho para a gente e eu, particularmente, me sinto muito honrado de estar representando a instituição”.
Para Daniel Lana, a homenagem é motivo de honra pessoal e profissional, além de reconhecer o trabalho desenvolvido pela FIERN e pelo Cluster no fomento da Economia do Mar potiguar, com o apoio fundamental da Marinha. “Entendemos que a Base Naval de Natal possui uma localização geopolítica privilegiada, estratégica ao país e ao nosso estado, do qual muito me orgulho. Apoiar a base é apoiar a Economia do Mar e o nosso RN”, destaca.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud