Sistema FIERN está no GO!RN com robótica, inovação e sustentabilidade

20/09/2024   17h47

Indústria 4.0 no stand do Sistema FIERN – Foto: Líria Paz

 

Envolvido nas constantes discussões sobre tecnologia, inovação e sustentabilidade, o Sistema FIERN iniciou sua participação na edição de 2024 do GO!RN com apresentações sobre projetos, produtos e serviços das casas SESI, SENAI, IEL e FIERN. O evento ocorre nesta sexta-feira (20) e sábado (21) e reúne empreendedores, estudantes, instituições e entidades no Centro de Convenções em Natal.

 

 

No estande do Sistema FIERN, os visitantes têm a oportunidade de explorar diversas atividades e informações voltadas para o desenvolvimento industrial e educacional. O IEL-RN apresenta jogos interativos, além de oferecer orientações sobre cursos da Educação Executiva e oportunidades de estágio, enquanto o SESI-RN destaca sua expertise área de robótica educacional, atraindo grande interesse dos visitantes.

 

 

Já o SENAI-RN chama a atenção com apresentações sobre a Indústria 4.0, utilizando uma Planta de Simulação do Sistema Industrial para demonstrar processos do setor produtivo. Além disso, foram divulgadas informações sobre cursos nas áreas de energias renováveis e outras formações técnicas. O primeiro Buggy Elétrico do Brasil também esteve em exibição.

 

Djalma Junior, Susie Macedo, Helen Buonora e Thúlio Veras participam do GO!RN – Foto: Líria Paz

 

Josué Moreira, agente de Mercado do SESI-RN, detalhou as estratégias do Sistema para atrair a atenção dos visitantes. “Nossa presença aqui busca integrar o universo da tecnologia e engajar o público jovem, promovendo interação e transmitindo informações relevantes sobre nossos serviços e cursos”, ressaltou.

 

O diretor da FIERN, Djalma Júnior, destaca a importância da participação da Federação no ambiente de inovação. “O GORN! já é um sucesso e a Federação não poderia ficar de fora deste evento. Aqui é o espaço da juventude, da pesquisa e da ciência. O GO oferece essa oportunidade de conexão com foco nas startups, nas empresas do comércio e da indústria. É importante também para a gente entender os processos tecnológicos”, ressalta.

 

A diversidade das discussões foi um ponto destacado por Túlio Veras, presidente do SINDLEITE-RN. “Estamos aqui representando a indústria de laticínios do RN e esse é um evento macro que nos proporciona a oportunidade de conhecer diversos pontos da tecnologia e da inovação. Isso é muito positivo para a indústria”, comenta.

 

David Clay, um dos visitantes que se interessou pelo estande da FIERN, destacou o uso do Buggy elétrico como uma alternativa para desenvolver o turismo sustentável no Rio Grande do Norte. Encantado com a inovação, ele refletiu sobre o impacto que essa tecnologia pode trazer ao setor. “É uma iniciativa muito válida, muito interessante, que ajuda muito o turismo. Você já imaginou se conseguíssemos deixar todos os buggys do estado como esse?”, comentou David.

 

Agentes de mercado apresentam serviços do Sistema FIERN – Foto: Líria Paz

 

Inovação na indústria

 

Além dos estandes, executivos da Unidade de Desenvolvimento Industrial (UDI) do Sistema FIERN estão envolvidos em apresentações e discussões sobre tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade ao longo da programação do evento. Nesta sexta (20), Susie Macedo ministrou a palestra “Ciência e Tecnologia para Todos os Negócios de Impacto”, onde destacou o papel da inovação na indústria e abordou iniciativas voltadas para a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa (ESG) adotadas por sindicatos associados à Federação.

 

 

“Trouxe vários exemplos de corresponsabilidade social que a indústria vem desenvolvendo em favor do bem-estar não só da sociedade, mas também do entrosamento com clientes, fornecedores e a sociedade”, disse a executiva.

 

 

A trainee da UDI e estudante de Engenharia Ambiental, Nara Félix, coordenou o stand de proposição de soluções pitchs e apresentou uma solução inovadora para o uso de resíduos industriais, propondo a criação de um ciclo de reciclagem entre empresas. “A ideia é desenvolver uma plataforma digital que conecte indústrias que geram resíduos sólidos com aquelas que podem reaproveitá-los”, explicou Nara, destacando a importância da colaboração entre setores para promover tais práticas.

 

Estudantes da SESI Escola SGA apresentam robótica

 

No Centro de Convenções, alunos da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante se destacaram ao falar sobre robótica e exibir robôs no GO!RN. Cerca de 30 alunos participam da programação ao longo dos dois dias, trazendo robôs industriais, semi-industriais e de LEGO, além de explicar a proposta e a importância das competições de robótica em suas vidas.

 

O diretor da SESI Escola SGA, Anderson Vieira, destaca que a escola é a única de educação básica convidada para apresentar iniciativas de robótica no evento. “Para o SESI-RN é uma satisfação participar pela segunda vez do GO!RN, maior evento de inovação e empreendedorismo do estado. Os nossos alunos são apresentados desde cedo à tecnologia e ao empreendedorismo, e nossa participação reforça a atuação da nossa escola”, afirmou Vieira.

 

Alunos da SESI Escola SGA apresenta projetos de robótica – Foto: Líria Paz

 

Um dos destaques no palco de Robótica foi Ricardo Batista, aluno do 2° ano da SESI Escola SGA, que apresentou o programa de robótica e discutiu o acesso de estudantes de escolas públicas à tecnologia. “O SESI valoriza o aluno que quer fazer a diferença. Então, enquanto aluno, vejo que ao incentivar o mundo do SESI, estou contribuindo para a formação de outras pessoas”, afirmou Ricardo.

 

Programação segue no sábado

 

Neste sábado (21), o diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas, participará de uma visita guiada peloo GO!RN. A partir das 9h, o Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande Natal promoverá o “Eli Summit”, no Pavilhão Nísia Floresta, onde serão discutidos temas como inovação, colaboração e os próximos passos para o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação no estado.

 

O SESI-RN também marcará presença com seu estande de robótica e duas palestras programadas para o dia 21, às 11h, o professor Mateus Zeva aborda “Educação Maker”, no Palco Robótica, e às 15h, no mesmo palco, “Robótica e Competição” é tema da palestra do professor Josinaldo Araújo.

 

Texto e fotos: Líria Paz