Com o apoio da FIERN e do Observatório da Indústria MAIS RN, o Sindicato das Indústrias de Vestuário do Rio Grande do Norte (SINDVEST-RN) deu início a um estudo de mercado para mapear a cadeia têxtil e confecção do estado. O projeto tem como objetivo identificar empresas com potencial de ampliar mercados, exportar e na melhoria em seus processos produtivos.
O estudo terá como público mais de 1 mil empresas do setor têxtil e confecção, que fazem parte da base de dados da FIERN. O projeto busca ainda melhorar processos a partir de modelos de negócio que precisam ser aprimorados, compreendendo formação específica em ferramentas sob o conceito da indústria 4.0 e agilidade na gestão.
A colaboração do Sistema FIERN a partir da composição de suas casas – SESI, SENAI e IEL – também é destaque, com suporte a programas de capacitação profissional e, mais recentemente, a ampliação do acesso a dados socioeconômicos estratégicos que ajudam os empresários na tomada de decisões e aumentam a competitividade das empresas do estado.
De acordo com o diretor do SINDVEST-RN, Marcio Carvalho, para 2025, as prioridades do sindicato incluem a continuidade de pesquisas focadas em identificar oportunidades de mercado e crescimento no setor, além da participação em feiras e eventos, ampliando a visibilidade e o desenvolvimento das indústrias do vestuário no RN.
Ele destaca que, com o apoio do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, por meio do Programa de Meritocracia, o sindicato reforça sua representatividade e incentiva o associativismo e o desenvolvimento industrial.
Desenvolvido no último ano, o programa oferece suporte ao sindicato na construção de um plano estratégico, fornecendo equipes de apoio para atender demandas específicas e gerar informações econômicas que valorizem o setor e contribuam para projetos de longo prazo.
SINDVEST-RN
O SINDVEST-RN tem mais de 40 anos de experiência, atua de forma estratégica para fortalecer a indústria do vestuário. Com foco no apoio aos empresários do setor, incluindo pequenas e microempresas, o sindicato busca aproximar entidades e promover políticas que impulsionam projetos de melhoria na produção, gestão e crescimento, fortalecendo a competitividade e o desenvolvimento das indústrias.
Segundo o diretor Márcio Barbosa, ao longo dessas quatro décadas, o sindicato tem defendido os interesses do setor, oferecendo suporte técnico, jurídico e administrativo aos seus associados. Esse suporte inclui negociações coletivas que garantem condições de trabalho alinhadas às necessidades da indústria e segurança jurídica para empregadores e empregados.
Recentemente, o SINDVEST-RN participou do lançamento da Associação de Moda do RN (AMO-RN), evento que reuniu empreendedores do setor no Sebrae-RN.
O sindicato facilita ainda o acesso a documentos essenciais, acordos e regulamentações que orientam as relações de trabalho.