O presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN), Etelvino Patrício, participou do Seminário de Nivelamento e Planejamento do Comitê de Estratégias Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS-RN). O encontro aconteceu nessa quinta-feira (2), na sede do Sebrae-RN, em Natal.
Etelvino Patrício, que também é diretor 2º secretário da Federação das Indústrias do RN (FIERN), assumiu em março de 2024 assento com direito a voto no CENIS-RN, priorizando apoiar ações que promovam a governança efetiva dos negócios de impacto social (NIS), sob as perspectivas de sustentabilidade e práticas de ESG. Ele conheceu empreendimentos de sucesso durante o seminário do comitê, como o projeto 5 Sentidos de um Território, iniciativa do turismo no Geoparque do Seridó, e a Organiccas, fabricante de camisas com algodão orgânico.
Também foram estabelecidas metas prioritárias para os quatro eixos de atuação do CENIS-RN — ampliação da oferta de capital; aumento do número de negócios de impacto; fortalecimento das organizações intermediárias; e promoção de um macroambiente institucional e normativo favorável aos investimentos e negócios de impacto.
O CENIS é formado por várias instituições e atua em quatro eixos de trabalho norteando as atividades para fomentar os negócios de impacto social no RN. O comitê propõe contribuir para a ampliação do alcance à justiça social, por meio da proposição, articulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de negócios de impacto social, envolvendo diversos parceiros da sociedade, promovendo o desenvolvimento, fortalecimento e visibilidade nos negócios de impacto.
Deliberações do seminário
Dentro do eixo 3 do CENIS-RN, de fortalecimento das organizações intermediárias, no qual o SindRecicla-RN atua diretamente, foram definidas três metas estratégicas para o ano de 2024.
A grande meta é a elaboração de um portfólio ESG para Negócios, como forma de concretizar ações relacionadas diretamente à sustentabilidade e preparar negócios considerando riscos — sejam ambientais, sociais ou econômicos —, bem como evidenciar compromissos junto aos consumidores, investidores, fornecedores, além de gerar diferencial competitivo e agregar valor aos negócios.
Outra deliberação é a criação de uma agenda propositiva de NIS, sob o contexto da nova economia, envolvendo diretamente a FIERN, o SindRecicla-RN, bem como federações de outros setores da economia potiguar, como a Fecomércio, FCDL, Faern e Facern. Na agenda, serão discutidos, apresentados e alinhados conceitos e adequações legais, considerando a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social.
Por fim, foi encaminhado o lançamento de um mapa de oportunidades produzido pelas organizações intermediárias que atuam no eixo 3, sob o conceito das novas economias, ou seja, negócios criativos que trabalham, basicamente, com bens intangíveis e ganham dinheiro com o que gostam; negócios sociais que trabalham com foco em gerar impacto positivo na sociedade; negócios escaláveis com crescimento exponencial e alta materialização do lucro; e negócios inovadores que buscam empreender com o dinheiro dos acionistas das empresas em que trabalham, considerando propósitos e modelos de atuação de cada organização intermediária.
A assessora da FIERN Susie Macedo, na função de suplente no CENIS-RN, irá apoiar ações de articulação e a operacionalização de iniciativas para avanço na representatividade industrial na temática dos NIS.