SINDIPESCA-RN participa de evento internacional que debate pesca do atum

23/05/2024   16h46

O presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Gabriel Calzavara, participou na manhã da quarta-feira (22) da abertura do Encontro Internacional ICCAT – Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico, que ocorre em Natal até o próximo dia 24, no Hotel Serhs, na Via Costeira. O evento reúne representações de mais de 70 países e teve a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da governadora do RN, Fátima Bezerra. À noite, as delegações também se reuniram em um jantar no Museu da Rampa, na Ribeira.

 

 

De acordo com Gabriel Calzavara, o evento é uma oportunidade para engajar ativamente as comunidades locais na discussão e implementação de medidas de conservação. Além disso, o encontro busca fortalecer laços de cooperação internacional, promover o intercâmbio de informações e melhores práticas, e desenvolver parcerias estratégicas para enfrentar desafios compartilhados.

 

 

Ele comenta que o sindicato tem representação na delegação brasileira formada por membros do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marinha do Brasil (MB), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e representantes do setor produtivo e que acompanha constantemente os debates sobre a pesca de atum internacionalmente. “O sindicato participa da delegação brasileira dentro da ICCAT e acompanha os debates sobre a política estabelecida para 2024 da pesca de atum”, disse Calzavara.

 

 

André de Paula destacou a relevância da conservação e ordenamento da pesca dos atuns tropicais e a importância de garantir sua continuidade para as gerações futuras considerando o uso sustentável dos recursos pesqueiros. “O Brasil, e, em especial, o Rio Grande do Norte, desempenham papel vital na pesca dos atuns tropicais que contribui expressivamente para a economia e para a segurança alimentar e nutricional. Precisamos conciliar os pilares do desenvolvimento econômico, social e ambiental para garantir um futuro sustentável para nosso setor pesqueiro”, pontuou.

 

 

Para a governadora, a reunião é uma resposta à urgência crescente de debater os desafios críticos enfrentados para a conservação marinha e para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros no Oceano Atlântico relacionados ao atum. “Este evento busca fortalecer laços de cooperação internacional, promover o intercâmbio de informações, melhorar as práticas e desenvolver parcerias estratégicas para enfrentar desafios compartilhados”.

 

 

Estão em Natal para participar do encontro representantes da União Europeia e do Reino Unido e mais de 70 países, entre eles EUA, Canadá, Japão, Venezuela, Panamá, Nicarágua, Mauritânia, Senegal, Marrocos, Libéria, Honduras, Guiné, Guatemala, Gabão, Belize, Gana, Salvador, Costa do Marfim, Taipe.