O Sindicato da Indústria de Panificação do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) reuniu associados na Casa da Indústria, nesta quarta-feira (11), para Assembleia Geral em que celebrou a conquista do Mérito Sindical – homenagem concedida pela FIERN aos sindicatos com melhor desempenho no programa de Meritocracia Sindical – e fazer um balanço das principais ações realizadas ao longo de 2024. O reconhecimento destacou o protagonismo do sindicato, que alcançou o 1º lugar no ranking.
O presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, atribuiu o resultado à participação das lideranças e associados em ações e projetos desenvolvidos ao longo do ano. “A Meritocracia mexeu com o sindicato porque passamos a nos interessar ainda mais pelas ações que poderíamos realizar. Eu ‘puxei’ o pessoal para se envolver mais ainda e conseguimos bons resultados. Conseguimos 15 novos associados, ampliamos a nossa base sindical e vamos continuar trabalhando para aumentar mais ainda”, afirmou.
Ele destaca que a homenagem Mérito Sindical, recebida pela entidade em cerimônia realizada na última sexta-feira, dia 6, durante solenidade da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, reflete o desempenho do sindicato em frentes diversas.
Com 93% de participação nas comissões temáticas da FIERN, como a COINCITEC, COMPEM e CORIMEX, o SINDIPAN também participou de 13 eventos e realizou uma média de 10 reuniões por trimestre, fortalecendo sua atuação interna e externa. A apresentação dos resultados foi conduzida por Nara Félix, trainee da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN.
O vice-presidente do sindicato, Evandro Galdino, destacou o impacto das iniciativas no setor. “Esse foi um ano de várias ações que deram maior visibilidade ao setor. Gostaria de agradecer a todas as indústrias que se empenharam. 2025 promete, e que continuemos avançando”, declarou.
Além do balanço de 2024, foram discutidas as metas para o próximo ano, incluindo o planejamento de um calendário de ações e eventos. A pauta abordou ainda estratégias para fortalecer o associativismo que devem ser realizadas no próximo ano, como a interiorização de ações do sindicato.
A Assembleia contou com a presença de Tácito Bastos, tesoureiro do sindicato; Silvana Medeiros, secretária; Pablo Farias, diretor da FIERN Jovem; e Carlos José, presidente da Associação da Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (AIPAN-RN).
Programa de Meritocracia Sindical
O Programa de Meritocracia Sindical, promovido pela FIERN e uma das principais pautas da gestão do presidente Roberto Serquiz, incentiva o desenvolvimento industrial e o protagonismo dos sindicatos por meio de um sistema de bonificação baseado em critérios de desempenho.
Quanto mais iniciativas o sindicato realiza em prol do associativismo, maior é o acesso a recursos para novas ações. O modelo visa estimular a ampliação da base sindical e o fortalecimento das lideranças industriais.