Sindicatos do Vestuário e de Fiação e Tecelagem participam do lançamento da Associação de Moda do RN

12/11/2024   16h47

 

Os Sindicatos da Indústria do Vestuário (SINDVEST-RN) e da Indústria de Fiação e Tecelagem (SIFT-RN) prestigiaram a cerimônia de lançamento da Associação de Moda do RN (AMO-RN), realizada no Sebrae, nesta segunda-feira (11). O evento reuniu empresários do setor de vestuário e contou ainda com a participação de representantes do SENAI-RN, instituição do Sistema FIERN que oferece capacitações voltadas para o segmento. Durante o evento, também foram abertas as inscrições para novos associados.

 

 

A Associação de Moda do RN surge com o objetivo de unir forças e resgatar a vocação natural do estado como um polo de confecção, com foco em produtos de alta qualidade. Ao longo de 2024, o grupo recebeu apoio do Sebrae-RN para participar de capacitações e consultorias que auxiliaram na construção do propósito da associação e nos próximos passos para consolidar suas atividades.

 

Márcio Carvalho, representante do SINDVEST-RN, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o setor. “Esse ano nós estamos tentando conversar mais com as associações [AMO-RN e Asconf] para entender as demandas do setor e como o sindicato pode colaborar. Eu acho que o que está acontecendo hoje nesse lançamento é muito importante para o setor de moda do Estado”, afirmou.

 

Helane Cruz, presidente do SIFT-RN, apresentou dados do IBGE para ilustrar o potencial do setor têxtil. Em 2023, o setor movimentou R$ 203,8 bilhões, representando 4,4% da receita líquida da indústria de transformação nacional. “Eu acho a iniciativa incrível. Uma associação tem o poder de colaboração, de unir esforços. Então, dentro da cadeia, desde a produção do tecido até a ponta logística, quando a gente tem todo mundo ali articulado, é muito mais fácil fazer acontecer”, ressaltou.

 

O presidente da AMO-RN, Eduardo Cacho, pontuou que a associação nasce para atender demandas comuns entre as empresas e unir esforços em prol de um mercado mais forte. “A Associação está nascendo devido à necessidade que as empresas têm de [atender] algumas dores que são comuns. Hoje estamos unindo forças para sermos mais fortes”, afirmou.

 

 

Ele destacou ainda a importância do diálogo com os sindicatos do setor. “O sindicato tem fundamental importância, seja o sindicato patronal ou o laboral, todos vão se comunicar. Esse é o objetivo principal”, concluiu Cacho.

 

A empresária e conselheira fiscal da AMO-RN, Patrícia Vankoke, expressou suas expectativas quanto à criação da associação. “A moda vem como diferencial, e a AMO-RN, que é uma associação incrível, com grandes empresários que se juntam com um objetivo e um propósito em comum, vem com esse objetivo: conectar para expandir”, comentou.

 

Marcela Duarte, coordenadora da unidade de Educação do HIT-SENAI/RN, reforçou a parceria da instituição com a indústria têxtil. “Isso vem fortalecer o vínculo que nós temos com a indústria têxtil. Os alunos se envolvem desde a concepção até a produção, o que enriquece sua formação técnica. O evento de hoje é um marco junto à FIERN e aos sindicatos da indústria têxtil, mostrando a capacidade técnica e os valores que temos a oferecer”, afirmou.

 

Palestra

Para marcar o lançamento, Eduardo Christian, especialista em confecções e conhecido como o “Embaixador das Confecções”, ministrou uma palestra sobre o futuro da moda e estratégias inovadoras para o segmento. “Se você não tem o associativismo, as iniciativas acabam ficando isoladas. Então, com a associação agora, podemos concentrar todo mundo com o mesmo objetivo, que é fomentar e fortalecer o mercado como um todo”, destacou.