Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN debate parcerias para reaproveitar resíduos têxteis do Seridó

19/11/2024   17h15

A presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), Helane Cruz, se reuniu com professores do IFRN de Caicó, na última quinta-feira (14), para conhecer o Projeto ITAS — Inovação Têxtil e Ambiental do Seridó. A iniciativa busca oferecer soluções para os resíduos sólidos têxteis, promovendo impacto ambiental positivo e inovação no setor.

 

O encontro também contou com a participação de empresários de indústrias têxteis da região, professores do IFRN de Caicó e representantes da Assembleia Legislativa do RN, com objetivo de propor parcerias e captar emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos de laboratório, essenciais para a pesquisa e o desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir da caracterização do referido projeto.

 

Helane Cruz apontou a importância do diálogo próximo entre empresas e instituições para possibilitar parcerias que contribuam para o projeto. “Parcerias com empresas têxteis, de bonelaria, do setor plástico e da reciclagem são fundamentais para o sucesso do projeto”, afirma.

 

“Podemos otimizar a obtenção dos equipamentos e itens para o laboratório aproveitando equipamentos que já sejam utilizados em indústrias”, completa a presidente do SIFT-RN.

 

 

Outra recomendação foi apresentada pela assessora executiva do Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do RN (SINDBONÉS-RN), Susie Macedo, que sugeriu uma consultoria para mapear os resíduos gerados, priorizando inicialmente pelo setor de bonelaria, ampliando para as empresas industriais da confecção do vestuário.

 

“Essa sondagem possibilitaria identificar volumes e tipos de materiais gerados, em uma ação integrada à Academia, Banco do Nordeste e outros atores para identificar estratégias para o crescimento desses setores produtivos de modo sustentável. Cabe, também, realizar um benchmarking junto às empresas de bonelaria instaladas em Apucarana, no Paraná”, aponta.

 

A gestão dos resíduos gerados nas indústrias boneleiras e de confecção no Seridó foi destaque na reunião de diretoria da FIERN, realizada em Caicó, no mês de outubro. O tema foi tratado pela professora Tatiana Ferreira, do Campus Caicó do IFRN. Ela apresentou o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Indústria de Bonelaria e Confecções do Seridó”, que prevê a instalação de um laboratório na instituição para pesquisar as melhores formas de reciclar os resíduos gerados nas produções.

 

“As indústrias sempre buscaram meios para evitar a geração de resíduos, mas atualmente a demanda de produção acarreta numa grande quantidade de resíduos”, enfatizou.

 

A professora, que é Engenheira Têxtil e mestra em Engenharia Mecânica, destacou que esse cenário motivou a elaboração do plano de gerenciamento, que envolve a produção de novos insumos a partir de diferentes resíduos oriundos das indústrias boneleiras. “Buscamos quais produtos reciclados existem no mercado feitos com resíduos têxteis e a expectativa é produzi-los adaptando à realidade e características das indústrias de bonés”, explicou a professora.