A Unidade de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-RN marcou presença no II Congresso Norte-Nordeste de Segurança e Saúde Ocupacional (CONESSO), realizado em Natal, nos dias 28 e 29 de outubro, com o objetivo de discutir soluções para a redução de acidentes e mortalidade no ambiente de trabalho.
“Apoiamos o evento com o convite de empresas parceiras, envolvendo técnicos de segurança e profissionais de RH de nossos clientes, além da presença da nossa própria equipe”, destacou Alice Carvalho, gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-RN.
Para Eloisa Tavares, engenheira de Segurança do Trabalho do SESI-RN, o congresso é essencial para a atualização profissional. “A participação é fundamental, pois proporciona uma oportunidade de contato com as últimas inovações em normas, práticas e tecnologias voltadas para a saúde e segurança ocupacional”, afirmou.
Entre os participantes do SESI-RN estão engenheiros e técnicos de segurança, enfermeiras do trabalho e gestores. O evento é promovido pela Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do RN, pela Associação Lusófona de Engenharia, Segurança do Trabalho e Saúde Ambiental, e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN.
A programação inclui painéis temáticos e minicursos que visam práticas seguras e sustentáveis para o ambiente de trabalho.
Acidentes de Trabalho
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram a relevância desses debates: entre 2012 e 2022, mais de 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes foram registrados no Brasil entre trabalhadores com carteira assinada, destacando a urgência em implementar medidas preventivas na área.