O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) abriu a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa. As atividades começaram nesta terça-feira (8), com a ornamentação da SESI Clínica em Mossoró e a entrega de “mimos” para as pacientes em Natal, visando criar um ambiente acolhedor para os clientes e incentivá-los a realizarem exames de prevenção.
Comprometido com a saúde do trabalhador da indústria norte-rio-grandense, o SESI-RN promoveu a primeira palestra sobre prevenção ao câncer de mama, que ocorreu na Renova Corretora de Seguros, ministrada pela enfermeira do trabalho, Érica Zurana, na capital do Oeste potiguar.
Durante a palestra, foram abordados temas como definição do câncer de mama, fatores de risco, métodos de prevenção e opções de tratamento, de acordo com a enfermeira. “A participação dos colaboradores foi expressiva, com relatos de casos reais que enriqueceram a discussão e destacaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, destacou Érica.
Segundo o gerente da unidade do SESI-RN em Mossoró, Lucas Paiva, a ornamentação na clínica foi feita com o “objetivo de oferecermos um ambiente mais acolhedor para os nossos clientes e, por oportuno, se sentirem motivados a realizarem os exames de rastreamento e prevenção ao câncer de mama”, disse. Ele destaca ainda que é missão da instituição cuidar da saúde do trabalhador da indústria.
A gerente da Unidade de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), Alice Carvalho, destacou que as ações de prevenção e autocuidado relacionadas ao Outubro Rosa já fazem parte da rotina da equipe. “Essas atividades estão incluídas em nosso cronograma anual, com iniciativas voltadas tanto para a equipe interna do SESI, como palestras e incentivo ao autoexame, quanto para os colaboradores da indústria. Essas ações estão plenamente integradas ao nosso cotidiano”, afirmou.
Além das palestras educativas nas indústrias e empresas parceiras, o SESI-RN irá promover ações na SESI Clínica, incluindo a distribuição de brindes com dicas de autocuidado ao longo do mês. O objetivo é estimular a realização de exames de rastreamento, contribuindo para a mitigação de intercorrências que possam comprometer a saúde dos trabalhadores.
As atividades programadas para o mês de outubro buscam mobilizar a comunidade em torno da prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, enfatizando a importância dos cuidados com a saúde.
Outubro Rosa
“Mulher: seu corpo, sua vida”. Esse é o tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024 para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa. Simbolizada por um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminino e valorizando o autocuidado
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.