SESI-RN destaca ações de educação, cultura e saúde em reunião do Conselho

29/05/2024   18h46

 

O Conselho Regional do SESI-RN se reuniu para detalhar ações voltadas para educação e promoção da cultura nas SESI Escolas, SESITECs, Indústrias do Conhecimento e Solar Bela Vista, realizadas no período de janeiro a abril deste ano. O encontro ocorreu na Casa da Indústria, sede da FIERN, nesta quarta-feira (29).

 

 

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, apresentou o desempenho das matrículas e execução das metas físicas da SESI Escola. Além de outras ações em educação desenvolvidas nas SESITECs e Indústrias do Conhecimento.

 

 

Também foi apresentado o desempenho em promoção de saúde e cooperação social, como a realização de ginástica laboral e outras atividades dentro de empresas industriais.

 

 

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, reiterou o convite para a grande final do Festival do Industriário, que ocorre nesta quinta-feira (30), no Teatro Riachuelo. “O Festival tem o objetivo de aproximar o trabalhador da indústria à Casa da Indústria, objetivo de motivar e reconhecer o talento do trabalhador da indústria envolvendo todo o seu entorno, criando um clima positivo de torcida dentro das indústrias. Trata-se de mais uma ação do Sistema FIERN, por meio do SESI, que valoriza a cultura potiguar ao mesmo tempo em que celebra o mês da indústria, comemorado em maio, envolvendo as indústrias e seus trabalhadores”, disse o presidente.

 

 

Serquiz comentou ainda sobre a importância da cultura na indústria. “A força da cultura e o poder que a cultura tem é fascinante. Fomos a todas as semifinais e estaremos prestigiando a grande final”, completou.

 

 

O presidente da FIERN mencionou ainda a função Solar Bela Vista, espaço onde são realizadas atividades culturais voltadas a todos os trabalhadores da indústria, com objetivo de promover ainda mais a aproximação entre industriários e o Sistema FIERN. “O Solar Bela vista está relacionada a educação e a cultura”, afirma.

 

 

Destaques

 

A realização de atividades voltadas para educação foram os destaques desta reunião, bem como sua importância no fortalecimento econômico social do Rio Grande do Norte.

 

A 1° Jornada Pedagógica, realizada em 2024 nas escolas de Macau, Mossoró e São Gonçalo do Amarante; a aprovação de 64 alunos do sistema no ENEM; momentos cívicos; Aplicação de olimpíadas, como a Brasileira de Biologia, de Biotecnologia e outras fazem parte das ações ressaltadas pelo superintendente.

 

 

A aplicação do projeto Recompondo Saberes, que tem Acari como município piloto, também teve destaque na apresentação. “Estamos levando a metodologia de ensino SESI para o município. É um projeto bem ousado da gestão de Roberto Serquiz e queremos mudar a realidade do nosso ensino”, disse o superintendente Juliano Martins.

 

 

Palestras educativas, ações em psicologia, ginástica laboral, iniciativas de promoção da saúde, ações da campanha Abril Verde, além de certificação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foram detalhadas no encontro.

 

Texto e fotos: Líria Paz