Alunos da SESI Escola Rio Grande do Norte participam, no período de 28 de fevereiro a 2 de março, do Festival SESI de Educação 2024 no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), com as competições do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. O Festival reúne mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país.
Ao todo, a delegação do SESI-RN é composta por 6 equipes com 41 alunos e 10 profissionais entre professores e equipe técnica. São duas equipes na FLL, uma equipe na Fórmula 1, duas equipes na FRC e uma equipe na FTC. Todos os competidores são da SESI Escola São Gonçalo do Amarante (SGA).
Para o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, o momento é de expectativa. “Os alunos estão preparados e vamos aguardar o resultado ao longo da competição. Cada dia é uma conquista já que é o resultado do somatório de todos os dias e esperamos que os alunos possam, ao final da competição, no sábado, ter o grande resultado. E eu não tenho dúvida que, pela dedicação de todos os professores e dos jovens que abdicaram, inclusive, do seu período de férias para poder treinar e se preparar melhor para essa competição em Brasília, de que os grandes resultados virão”, explica Juliano.
A delegação embarca para o Distrito Federal nesta terça-feira (27). “Para nós é um momento importante. Conseguimos, após o torneio de robótica regional, levar os nossos jovens da Escola SESI do Rio Grande do Norte para a etapa nacional, com equipes que fecharam os objetivos das mesas, com a participação muito importante também do time do SENAI, do HIT, que contribuiu para a construção de robôs mais robustos, para ter uma alta performance”, acrescenta o superintendente do SESI-RN.
O coordenador do Torneio de Robótica pelo Rio Grande do Norte, Anderson Vieira, conta que foi um árduo e longo trabalho de preparação das equipes para o torneio nacional. “A preparação começou ainda em 2023, com equipes que não tiveram férias, que abdicaram de seu lazer para estar durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro trabalhando diariamente para levar o melhor da robótica para o Festival Nacional”, conta o coordenador.
A expectativa, segundo Vieira, é de trazer bons resultados na competição que reúne jovens de vários estados do Brasil. “Vamos com coragem e determinação. Com a mesma determinação que os alunos utilizaram para construir seus robôs, para preparar seus projetos, que vamos para o Torneio Nacional. Todos imbuídos da missão de trazer bons resultados para o Rio Grande do Norte, para o Nordeste e para o SESI da nossa região”, enfatiza.
“O SESI está sempre buscando a excelência, sempre buscando os melhores resultados, realizando investimentos nas áreas e diversas modalidades de robótica. Tudo isso para a gente trazer o máximo de competitividade para esses alunos”, acrescenta Vieira.
Anderson destaca ainda a importância de contar com o apoio dos pais dos alunos, que ajudaram os filhos desenvolvendo atividades em conjunto durante os meses de preparação.
A etapa nacional é classificatória para o mundial de robótica da FIRST LEGO League, nos Estados Unidos.
Equipes estão animadas e confiantes
O professor da disciplina de Educação Tecnológica e Química da SESI Escola São Gonçalo do Amarante e técnico da equipe Techno Sertão, Terciano Fonseca de Sousa, diz que todos estão confiantes com a fase da competição. “Estamos viajando para Brasília com muitas expectativas para o torneio do Festival Nacional de Robótica. Cada vez mais aumenta a expectativa de trazer premiações e assegurar uma vaga para o mundial”, comenta.
A competidora Ana Laura Dos Anjos Silva, aluna do 8º Ano A, da Techno Sertão não ver a hora de chegar no local da competição. “Nós estamos muito felizes e muito confiantes. Ah, o nosso robô nem se fala, fechando a mesa e completando todas as missões. Com esse resultado, criamos grandes expectativas para esse nacional”, comemora.
O aluno competidor Arthur Breno Soares de Azevedo, da 2ª série A faz parte da equipe BatTech do campeonato do FFP lembra a trajetória de crescimento dentro da robótica e destaca o empenho da equipe. “A minha equipe está fazendo de tudo para aumentar as vitórias. Eu realmente não esperava tanto de mim mesmo, no início, mas conforme eu fui aprendendo, fui vendo que realmente é possível. Eu acredito fortemente em uma vitória”, conta.
Mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e particulares vão desembarcar em Brasília depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs e de miniaturas de carros de Fórmula 1. Eles também desenvolvem ações sociais e projetos de inovação. Os vencedores classificam para o torneio mundial que acontece em Houston, nos Estados Unidos, em abril.
De acordo com o departamento Nacional do SESI, para o mundial, o Brasil terá o maior número de vagas desde que começou a participar da competição. São 12 no total 3 de FLLC, 3 de FTC, 4 FRC e mais 2 vagas garantidas de FRC das equipes que ganharam o prêmio de Engenharia no mundial do ano passado (o prêmio dá direito à vaga no ano seguinte, com patrocínio da NASA). No ano passado, foram 10 vagas, o que mostra que os estudantes vêm ganhando projeção internacional no torneio.
Confira as equipes do Rio Grande do Norte que participam do nacional:
FIRST LEGO LEAGUE (FLL)
1 – Equipe SESI BatLego
Técnico: Josinaldo Araújo
Alunos:
Anthony Gabriel Rodrigues Gomes
Isabella Vitoria B. Belchior Caldas
Ketilly Isamin Muniz Alves
Maria Eduarda Rodrigues
Sophia Lady Soares de Azevedo
2 – Equipe Techno Sertão
Técnico: Terciano Fonseca
Alunos:
Adrien Cao Pires
Allanis Letícia de Lima
Ana Laura dos Anjos Silva
Bruna Beatriz Santos Teodoro
Lídia Othilia do Nascimento Freire
FIRST ROBOTICS COMPETITION (FRC)
1 – Equipe SESI Bat Robot
Técnico: Mateus Zeca
Alunos:
Amanda Ellen Araújo de Lima
Artur da Silva Medeiros
Elyanderson da Silva Aguiar
Felipe Silvino de Queiroz
Kawanny Beatriz de Lima Ferreira
Letícia Lins Paiva Miranda
Ricardo da Silva Pereira Batista
Sarah Emilly Gomes Cardoso
Wellyson Roberto da Silva
Yasmin do Nascimento Lopes
2 – Equipe SESI Pot1Bot
Técnico: Terciano Fonseca
Alunos:
Cecília Emily Queiroz Costa
Kaio Miguel de Araújo Dantas
Lucas Emanuel de França Lima
Maria Alice Vieira Braga
Renan Victor Medeiros do Nascimento
Ricardo Davi Oliveira da Silva
Sophia Borba Soares
Thainá Rute Cardoso Nascimento
Vicente de Lima Barros
FIRST Tech Challenge (FTC)
Equipe: SESI BatTech
Técnico: Josinaldo Araújo
Alunos:
Alexandro Gabriel Batista Oliveira
Arthur Breno Soares de Azevedo
Bruno Cauã Lúcio do Nascimento Ribeiro
Gustavo Henrique Lins Alves
Natália Ellen Silva Fernandes
Aysha Gabriela Claudino de Oliveira
F1 in Schools (F1)
Equipe SESI Carcará Lux
Técnico: Bruna Brito
Alunos:
Alice Carol Santos de Morais
Luiz Renato Câmara Bezerra
Maryana Penas de Abreu Bezerra
Nicollas Luiz Amaral de Freitas
Yhana Beatriz de Melo Fernandes
Texto: Jô Lopes