A SESI Escola Mossoró realizou com grande sucesso a Semana de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SESI TECHLAB), nos dias 28 e 29 de maio. O evento teve como objetivo fomentar o conhecimento e a conscientização sobre temas relevantes nessas áreas, além de incentivar a pesquisa e a inovação entre os alunos.
No dia 28, a Comissão de Meio Ambiente da OAB Mossoró abordou questões legais e práticas relacionadas à proteção ambiental, enquanto o Núcleo de Feira de Ciências da Ufersa trouxe discussões sobre avanços científicos e a importância das feiras de ciências como meio de disseminação do conhecimento e estímulo à curiosidade científica.
Em seguida, a UERN apresentou o projeto Bioção, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Biológicas. O projeto, que visa promover ações de conservação ambiental e sustentabilidade, apresentou iniciativas que têm sido aplicadas na comunidade e os resultados obtidos até o momento.
O segundo dia do evento, 29 de maio, foi dedicado aos alunos da SESI Escola. Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de iniciação científica, demonstrando a aplicação prática dos conceitos aprendidos e a dedicação ao aprendizado em diversas áreas do conhecimento.
Para a responsável técnica Jordana Lorena, as palestras foram enriquecedoras. “A apresentação dos projetos foi um momento crucial para os alunos, pois permitiu que eles compartilhassem suas descobertas e inovações com a comunidade escolar, recebendo feedback de especialistas e colegas, e se preparassem para futuros desafios acadêmicos e profissionais. Essa experiência não só enriqueceu o currículo dos estudantes, mas também os motivou a continuar explorando e contribuindo para o avanço científico e tecnológico”, diz.
A gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina diz que o SESI se orgulha de ter realizado a SESI TECHLAB com grande sucesso. “O evento proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora e motivadora em áreas de extrema importância para o futuro da sociedade. O evento reforçou o compromisso da instituição com a formação de cidadãos conscientes, críticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo”, enfatiza.
O evento contou com a participação de renomadas instituições e a apresentação de projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos próprios estudantes.
Texto: Jô Lopes - Fotos: SESI Escola