Com o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental II, professores da SESI Escola de Mossoró realizaram o “I Concurso: Elaboração de Problemas Matemáticos”. Nele, os estudantes são instigados a usar a criatividade na elaboração de problemas matemáticos relacionados ao conteúdo dado em sala de aula. A atividade visa preencher lacunas no processo de ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar, abrangendo os conteúdos de Português e Matemática, para que os alunos tenham uma maior absorção dos conteúdos programados das disciplinas.
Com a produção textual para a elaboração dos problemas, a atividade contou também com a participação da professora de Português Clara Marques. A prática, segundo o professor Jarmônio de Oliveira, um dos coordenadores da atividade, ajuda os alunos a entenderem o processo matemático que existe por trás de um problema, como uma equação, por exemplo.
Além disso, trabalha outros quatro pontos, que são Desenvolver a capacidade resolutiva de problemas e assimilação de dados; Despertar o prazer pela escrita, leitura e interpretação, através da elaboração de problemas; Contribuir para a reflexão crítica, no processo de socialização, através da interação coletiva; e Transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para a ciência tecnológica.
“Eles vão solucionar e pensar em uma retrospectiva do problema, quais seriam as outras maneiras de solucioná-lo, quais os outros caminhos, outras estratégias”, explica o professor.
Com o uso de recursos da disciplina de português, o objetivo é melhorar a escrita dos nossos alunos, através de apontamentos específicos da ortografia, acentuação gráfica e produção de texto. De acordo com o professor Jarmônio, as situações e problemas de Matemática são desenvolvidos em forma de texto, e o problema escolhido pelo estudante está diretamente ligado ao seu dia a dia ou ao conteúdo com o qual tem maior afinidade em sala de aula.
As atividades são corrigidas duas vezes pelos professores, que fazem apontamentos específicos de suas disciplinas. Os estudantes com os melhores problemas e resoluções recebem certificados.
A intenção, explica o professor, é também desmistificar o medo e o desconhecimento que muitos estudantes carregam em relação às matérias do campo das Ciências Exatas. “A ideia principal é fazer com que, através desse projeto, algumas barreiras sejam derrubadas, sejam vencidas em relação às exatas”, conclui.
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