SENAI-RN realiza Encontro Pedagógico em Natal com foco em inovações para ensino e gestão

22/01/2025   16h55

Rodrigo Mello, diretor do SENAI do Rio Grande do Norte: Metas e desafios da instituição são pautas do Encontro Pedagógico

 

O SENAI do Rio Grande do Norte deu início, nesta quarta-feira (25), ao Encontro Pedagógico 2025 dos Centros de Educação e Tecnologias da instituição em Natal.

 

O evento reúne instrutores/as e equipes pedagógicas do CTGAS-ER, do SENAI Moda, do SENAI Alimentos e do SENAI Construção Civil. O objetivo é fazer o planejamento e o detalhamento de ações do ano na área de educação, em um contexto de renovação de compromissos da equipe e, ainda, de reflexões coletivas para a evolução da qualidade do trabalho, disse o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

 

“Esse é um momento rico e participativo que realizamos para avaliar o desempenho do exercício anterior, a perspectiva de desempenho para o exercício que está começando e para que também fiquem claros as metas atingidas, os desafios e obstáculos a serem superados por todos”, acrescentou ele.

 

Em fevereiro, um Encontro mais amplo das equipes de educação de Natal, Mossoró e Santa Cruz, municípios onde estão localizados os Centros do SENAI-RN, será realizado em Mossoró.

 

Segundo Rodrigo Mello, o foco da educação, neste ano, é na otimização de ferramentas voltadas à gestão de inteligência na área. “São ferramentas e dados que abrem novos caminhos para melhorarmos as entregas que fazemos ao mercado e à sociedade”, observa.

 

Projetos
Em Natal, a programação do Encontro Pedagógico é realizada na semana que antecede o reinício das aulas, marcado para a próxima segunda-feira, 27 de janeiro. As atividades no evento seguem até esta quinta (23) e incluem oficinas, palestras e grupos de estudos.

 

Inovações e tecnologias para o ensino – a exemplo de ferramentas como simuladores e realidade aumentada – estão entre os pontos em discussão, assim como ações educacionais que contribuam com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da inclusão.

 

Inovações e tecnologias para o ensino – a exemplo de ferramentas como simuladores e realidade aumentada – estão entre os pontos em discussão

 

“É uma reunião de retomada, de olhar para o futuro”, diz a diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI na capital, Amora Vieira, ressaltando que “a educação tem atuado em projetos estratégicos, com parceiros importantes, e que outras frentes estão sendo abertas em novas áreas tecnológicas”.

 

“O intuito é o de termos parceiros qualificados para investir no SENAI, na oferta de novos portfólios de cursos para a indústria”, frisa a diretora.

 

A coordenadora de educação do SENAI em Natal, Marcela Duarte, fez uma retrospectiva de projetos e ações realizados em 2024. Entre os destaques que apresentou estão a formatura de novos petroleiros para a Petrobras, nas áreas elétrica e de segurança no trabalho, e a formatura da primeira turma de comunidades indígenas para o setor eólico, em parceria com a CPFL Renováveis. “Nós já temos pessoas desse curso sendo contratadas. Essa é a nossa razão”, disse a coordenadora, mencionando também projetos desenvolvidos com empresas e instituições como Midea Carrier, Banco do Nordeste, Vestas, GIZ (agência de cooperação da Alemanha) e por meio de emendas parlamentares.

 

A coordenadora citou ainda exposições, desfiles, aulas show e outros eventos promovidos nas áreas de moda e alimentos, assim como cursos ligados à construção civil, em parceria com o Exército, além de uma feira de empregabilidade com a construtora MRV.

 

A ampliação do portfólio de formações profissionais na área de hidrogênio verde e avanços do SENAI-RN na avaliação de desempenho de estudantes de cursos técnicos do SENAI de todo o Brasil também foram destacados no primeiro dia do Encontro

 

A ampliação do portfólio de formações profissionais na área de hidrogênio verde e avanços do SENAI-RN na avaliação de desempenho de estudantes de cursos técnicos do SENAI de todo o Brasil também foram destacados.

 

O Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) da rede mede a qualidade do aprendizado dos/as alunos/as através da aplicação de provas teóricas e práticas ao final de cada curso. Na edição 2024, o SENAI-RN alcançou resultado acima da média nacional e escalou seis posições. “Nós conseguimos ultrapassar a média e vamos intensificar esse trabalho em 2025”, reforçou Marcela.

 

Texto e fotos: Renata Moura