O SENAI-RN realizou nesta quarta-feira (11) a 1ª Edição da Tardezinha Criativa e Inclusiva – Ação Natalina, em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). O evento gratuito reuniu cerca de 15 jovens da APABB, com idades entre 16 e 38 anos, em oficinas práticas de confeitaria e customização de vestuário.
Amora Vieira, diretora do Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta do SENAI-RN, destacou a importância do evento como parte do compromisso do SENAI com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “O SENAI tem esse olhar de atuar em estratégias inclusivas. Essa foi a primeira edição da Tardezinha Inclusiva, e deve continuar nos próximos anos. Nossa intenção é demonstrar que existem possibilidades de desenvolver profissões e ocupações e que o SENAI está acessível para qualquer público que tenha interesse em nossos cursos”, afirmou.
Ela explicou que a escolha das oficinas teve inspiração na época natalina, período lembrado pela aproximação familiar. “Pensamos nas famílias que poderiam desenvolver algo em casa durante esse período. A oficina voltada à área de alimentos foi ideal para começar, e esperamos que muitas outras ideias possam surgir para serem implementadas”, acrescentou.
A assistente social da APABB, Alexandra Romualdo, ressaltou a relevância dessa colaboração para a inclusão social das Pessoas com Deficiência. “A inclusão social passa também pela inserção em oficinas e no mundo do trabalho. Essa parceria, que estamos resgatando, já foi muito forte no passado e traz um impacto muito positivo, porque resgata a dignidade dessas pessoas. Descobrimos suas potencialidades e, em muitos casos, até vocações”, declarou.
A supervisora pedagógica do SENAI-RN, Geíza Revoredo, destacou a trajetória da instituição em ações inclusivas, especialmente na área de alimentos, o que dá destaque à atuação do SENAI-RN. “Já trabalhamos há muito tempo com inclusão, porque esses alunos têm uma vontade incrível de criar e transformar. Além de manipular alimentos, eles aprendem confeitaria, que é uma área tão rica e cheia de possibilidades”, explicou.
Experiências enriquecedoras
Os instrutores envolvidos na ação também compartilharam suas impressões. A confeiteira Artemizia Lima descreveu sua primeira troca com os alunos como enriquecedora. “É um público com o qual eu nunca tinha trabalhado antes. São muito educados, curiosos e interessados, o que torna tudo ainda mais especial”, afirmou.
Para o instrutor de panificação Manoel Rufino, a atividade mostrou a capacidade dos participantes em criar e participar. “Foi muito satisfatório ensinar a um público diferenciado. Eles aprendem rápido e nos surpreendem”, destacou.
A instrutora de customização Suely Rodrigues elogiou a atenção dos alunos. “São pessoas muito atentas e curiosas. Foi um momento especial que espero que se repita”, completou.
E quem mais se divertiu foram os próprios alunos que participaram das oficinas. Eles decoraram cupcakes na confeitaria e, pela oficina de customização, desenharam mãos em camisetas brancas, fazendo alusão ao gesto de abraçar. “Gosto muito de cozinhar, estudar, pensar. Eu achei muito legal e é o cupcake mais gostoso. Gostei muito”, descreveu Daniel Dantas, de 34 anos.
Assim como ele, Bárbara Medeiros, de 25 anos, aproveitou a oportunidade para aprender novas habilidades. “Gostei de participar e a parte que mais gostei foi decorar, porque eu nunca tinha feito. Não sei qual dos dois gostei mais”, contou.
Sobre o SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha.
Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.
Sobre a APABB
Fundada em Natal em 1996, a APABB Rio Grande do Norte é o único Núcleo Regional que oferece atividades diárias em um Centro de Convivência. A instituição desenvolve programas que abrangem a atenção às famílias e à pessoa com deficiência, esporte, lazer, capacitação e qualificação profissional.
Com mais de 300 apoiadores, a APABB realiza mais de 13 mil atendimentos anuais. A unidade potiguar possui títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal, além de participar de conselhos como o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE).
A APABB oferece diversos programas e projetos voltados para as pessoas com deficiência e suas famílias. Nosso núcleo no Rio Grande do Norte está localizado na Avenida Rio Branco, número 510, no Banco do Brasil da Cidade Alta.
Texto e fotos: Líria Paz