SENAI-RN lança série de webinars e podcast sobre energias renováveis, tecnologias e inovações - FIERN

SENAI-RN lança série de webinars e podcast sobre energias renováveis, tecnologias e inovações

26/10/2023   10h40

Na estreia do projeto, o oceanógrafo, mestre em Geociências e pesquisador bolsista do ISI-ER, Nicolas Bose, discutiu a “Oceanografia aplicada à energia eólica offshore”

 

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN lançou, nesta quarta-feira (25), uma série de webinars gratuitos para discussões sobre energias renováveis, sustentabilidade e inovações que movem pesquisas, investimentos e a educação profissional para o Brasil, a partir do Rio Grande do Norte – estado brasileiro que lidera a geração de energia eólica.

 

A transmissão é realizada no canal do HIT no YouTube (https://lnkd.in/d_dBskYj), a partir das 16h, e antecedida sempre de um podcast, no mesmo canal, com “spoilers” dos temas discutidos. 

 

No episódio de abertura, o oceanógrafo e mestre em Geociências, na área de Geologia Marinha, Nicolas de Assis Bose, abordou a “Oceanografia aplicada à energia eólica offshore”. Pesquisador bolsista do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), com doutorado em curso na área de Geociências – com a pesquisa “Interação onda-vento: Parametrização do comprimento de rugosidade aplicando técnicas de machine learning”, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – ele também é o entrevistado do episódio “Ondas de Energias”, do podcast, já no ar. O programa está disponível no YouTube, com apresentação da supervisora pedagógica do SENAI-RN Patricia Mello. 

 

Dê o play, abaixo, para assistir:

 

 

“A ideia do podcast nasceu com a intenção de enriquecer os nossos cursos na educação profissional e coincidiu com uma sugestão do coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros, de promoção de discussões técnicas do Instituto junto ao público por meio de webinars”, diz a coordenadora de educação do HIT, Rubia Lahm. “Os vídeos que surgem a partir dessa iniciativa serão incorporados em sala de aula, como conteúdo complementar e atualizado, para os cursos que realizamos”, complementa. 

 

Oito capítulos estão na agenda da iniciativa, até 13 de dezembro. Os próximos temas abordados serão Modelagem atmosférica aplicada às energias eólica e solar”, o “Impacto das mudanças climáticas para as energias renováveis”, “Geotecnologias Aplicadas ao Setor Elétrico”, “Hidrogênio Verde e combustíveis sustentáveis”, “O Impacto da Inteligência Artificial na Transformação da Rede de Energia Elétrica: Desafios e Oportunidades”, “Modelagem de CO2 e sua aplicação em combustíveis sustentáveis” e “Análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental aplicada a energias renováveis”. 

 

As apresentações ficarão sempre a cargo de especialistas que compõem o time de pesquisadores bolsistas do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis. O Instituto é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em energia eólica, solar e em sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como hidrogênio verde. No campo do offshore, estudos pioneiros que realiza na área têm fornecido subsídios para a estruturação do setor e investimentos no Brasil. 

 

SOBRE O HIT

 

O HUB de Inovação e Tecnologia (HIT), do SENAI-RN, é um complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER) e os Centros do SENAI voltados à moda e alimentos (SENAI/Clóvis Motta) e à construção civil (SENAI/Flávio Azevedo). O complexo também engloba um Habitat de Inovação para grandes indústrias e foi escolhido como endereço do “Polo de Aceleração de Negócios em Energias Renováveis do Brasil”, que o SEBRAE-RN implantou, para atendimento a startups e a micro e pequenas empresas de todo o país. A partir de 2024, vai incorporar, ainda, a  FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN, já aprovada pelo Ministério da Educação e com início da operação previsto para o primeiro semestre do ano.

 

 

Texto: Renata Moura

Imagem: reprodução YouTube