SENAI-RN integra equipe que estuda viabilidade de ônibus elétricos em cinco estados brasileiros - FIERN

SENAI-RN integra equipe que estuda viabilidade de ônibus elétricos em cinco estados brasileiros

28/03/2025   09h22

Teresina, capital do Piauí, é um dos municípios contemplados: Reunião com Governo Federal e grupo alemão oficializou memorando de entendimentos para viabilizar estudos | Foto: Lucas Dias/Prefeitura de Teresina

 

O SENAI do Rio Grande do Norte integra a equipe de especialistas que estudará a viabilidade de ônibus elétricos em cinco estados brasileiros.

 

O objetivo é avaliar o potencial da eletrificação da frota no transporte público, as tecnologias adequadas e possíveis necessidades, como capacitações, para as capitais do Piauí (Teresina), do Acre (Rio Branco) e do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), assim como para as regiões metropolitanas da Bahia e do Espírito Santo.

 

Em parte desses territórios, veículos com esse perfil já estão em circulação e a ideia é expandir. “Em outros, como Teresina, a expectativa é de introdução do sistema”, explica Davinson Rangel, instrutor de Educação Profissional e Tecnologias do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, designado como especialista em mobilidade elétrica para as análises sobre a capital piauiense.

 

Os trabalhos, observa Rangel, tiveram início em janeiro. O primeiro relatório, com previsão de conclusão ainda em março, apresenta um panorama socioeconômico do município, mapeamentos institucionais, diagnósticos do transporte público e do sistema de ônibus, além de informações como o potencial de redução de emissões de Co2, o gás mais abundante do efeito estufa. As próximas etapas serão desenvolvidas até dezembro. Questões que envolvem energia e infraestrutura de recarga para o funcionamento do sistema também foram contempladas.

 

“Qual estação de recarga é mais adequada? Qual é a potência necessária? Na parte de infraestrutura da rede, qual potência solicitar à concessionária? Qual é a rota que o transporte público vai percorrer? O ônibus vai precisar abastecer no meio do expediente? Qual será o custo? Qual é a viabilidade disso?”, exemplifica Rangel sobre as perguntas que a iniciativa busca responder.

 

Esse, de acordo com o especialista, é um trabalho pioneiro que dará subsídios para a implementação do modelo, sem empecilhos, nas cidades estudadas e, ainda, servirá de referência para outros locais que não participam da consultoria. “A mudança no transporte não é simplesmente tirar ônibus a diesel e substituir por ônibus elétrico. Há todo um estudo necessário por trás, um direcionamento para que as cidades consigam preparar o que precisam para licitar o transporte de maneira mais assertiva”, ressalta.

 

Davinson Rangel, do SENAI CTGAS-ER (de camisa listrada, no centro da foto): “Este é um trabalho pioneiro que dará subsídios para a implementação do modelo, sem empecilhos, nas cidades estudadas” | Foto: Lucas Dias/Prefeitura de Teresina

 

O projeto, intitulado “Acoplamento Setorial e Economia Verde no Brasil”, é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia, implementado pela Cooperação Brasil-Alemanha através da Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Um consórcio entre a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e a consultoria NIRAS Germany GmbH apoia a Cooperação Brasil-Alemanha na execução. Além do CTGAS-ER, do SENAI-RN, especialistas ligados a instituições como Universidade Federal de Santa Maria, Unicamp e Insper participam.

 

O Ministério das Cidades também está diretamente envolvido no projeto da Cooperação Brasil-Alemanha, que conta com o apoio adicional de governos estaduais e municipais. Na solenidade em que assinou o memorando de entendimentos do projeto, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, destacou que “o transporte público é um dos maiores desafios que a gestão enfrenta” e que é preciso “estudar o modelo para garantir a eficiência”.

 

Projeto expande atuação do CTGAS-ER na área

 

A participação do CTGAS-ER no projeto “Acoplamento Setorial e Economia Verde no Brasil” está inserida em um contexto de expansão de foco do SENAI-RN nas atividades ligadas à mobilidade elétrica.

 

“Nós começamos nossa atuação na área olhando para a formação de pessoas, desenvolvendo expertise interna para entregar soluções, e, agora, demos um avanço importante, com um especialista da nossa equipe atuando numa articulação estratégica, com todos esses atores, com esse foco”, diz a diretora do Centro, Amora Vieira.

 

“A prestação do serviço de consultoria no projeto envolve um reposicionamento do SENAI sobre o assunto da mobilidade elétrica. Estamos construindo algo além do curso, propriamente dito. Fazendo uma entrega técnica em um contexto que vai refletir em uma ação de política pública para os municípios contemplados”, acrescenta.

 

Experiências da Alemanha na área de eletromobilidade foram conhecidas pela diretora, durante missão técnica ao país, e também por instrutores do Centro, em programas de formação com especialistas alemães focados no setor.

 

A iniciativa se soma a outras relacionadas à atividade, executadas com o país europeu. A lista inclui três projetos realizados pelo CTGAS-ER em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade alemã de Trier (EIC Trier): o desenvolvimento do Selvagem Elétrico – o primeiro buggy elétrico concebido no Brasil para regiões com dunas – um estudo com um panorama inédito sobre qualificação profissional, carências de mão de obra especializada e consequências para o setor de veículos elétricos no Brasil, além da criação dos primeiros cursos profissionalizantes do Rio Grande do Norte na área de mobilidade elétrica.

 

Texto: Renata Moura

Fotos: Lucas Dias/Prefeitura de Teresina