Os 25 alunos que participaram do Programa Keep it Local na cidade de Jandaíra se formaram como assistentes operacionais de Energia Eólica, em solenidade realizada na Câmara Municipal, na noite dessa terça-feira (2). Executado pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, o Keep it Local é uma parceria entre a EDP Renováveis e a Vestas e oferece capacitação gratuita para estimular oportunidades de emprego em regiões com baixa densidade populacional.
O curso de Assistente Operacional de Energia Eólica foi realizado entre os dias 15 de abril e 9 de junho, presencialmente em Jandaíra, com aulas transmitidas ao vivo para Guamaré. Ao todo, esta edição do Keep it Local formou 96 profissionais para o setor eólico. De acordo com as empresas, o número é recorde em comparação com edições anteriores no Brasil, na Espanha e Itália, onde o programa também já foi realizado.
A diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira, representou o SENAI-RN na solenidade e enalteceu a confiança e dedicação dos alunos na formação. “Encerramos um ciclo de uma jornada. Eu entendo que cada um dos alunos tem um propósito de trabalhar e se aperfeiçoar na área das energias renováveis, então espero que eles trilhem o caminho do sucesso com persistência”, afirma.
De acordo com a Especialista em Comunicação na América Latina da EDP Renováveis, Maria Fernanda Caballero, os alunos poderão atuar nos parques instalados na região. “Nesse projeto, capacitamos pessoas de regiões onde estão os parques de energia eólica para que elas façam parte do legado desses empreendimentos”, explica. “Agora os alunos podem mostrar suas capacidades para as empresas e aplicarem para as vagas disponíveis”, acrescenta.
Nialfe Ferreira, gerente de Operações da Vestas, destaca que a empresa já considera os alunos para vagas de trabalho na região de Jandaíra. “Parabenizo toda a turma pelo esforço e abdicações para se dedicar às 180 horas de formação que já foi um passo muito importante nessa caminhada”, comenta.
A prefeita de Jandaíra, Marina Marinho, prestigiou a formatura dos alunos e enalteceu o trabalho do Keep it Local. “Há alguns anos levanto a questão de que o desenvolvimento que a energia eólica promove possa acontecer de forma sustentável do ponto de vista econômico, ambiental, mas também social. E essa formatura é um retrato de que as empresas, junto ao SENAI-RN, estão preocupadas com isso, trazendo capacitação para a população local para deixar o legado desse desenvolvimento aqui”, disse.
Já Messias Nascimento, um dos novos profissionais formados pelo programa, agradeceu pela oportunidade. “Cada um tinha seus objetivos e propósitos no momento em que se inscreveu, mas certamente pudemos aprender muito com professores extremamente capacitados, tanto instrutores do SENAI-RN como profissionais das empresas”, relata.
Oportunidade
O Keep it Local surgiu em 2021 na Espanha, como fruto da parceria entre EDP Renováveis e Vestas, com o objetivo de qualificar a mão de obra nos municípios vizinhos aos empreendimentos eólicos e impulsionar o desenvolvimento das pessoas. No Brasil, as empresas realizaram a primeira edição conjunta no ano passado. O foco, na ocasião, foi um curso de operação e manutenção de parques eólicos, oferecido no município de Caiçara do Rio do Vento, também no Rio Grande do Norte. O Programa é realizado com o apoio das prefeituras.
Amora Vieira, diretora do SENAI CTGAS-ER, observa que o Centro desenvolveu um formato inédito de entrega educacional para esta edição do Programa, abrangendo, simultaneamente, dois municípios e duas modalidades de ensino – a presencial e a online – para possibilitar a participação de um número maior de pessoas.
“Trouxemos essa e outras soluções para as indústrias, atuando de forma conjunta para fomentar oportunidades e viabilizar o acesso das comunidades locais à formação profissional e, com isso, potencializar futuras ocupações no mercado de trabalho”, frisa ela.
Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno foram contemplados por abrangerem inúmeros projetos eólicos em fases de desenvolvimento, construção e operação. O Rio Grande do Norte é líder nacional no setor.
O processo seletivo incluiu inscrição presencial, entrega de documentos que comprovassem o cumprimento dos pré-requisitos; teste de conhecimentos gerais em energia eólica e entrevista. Os/as candidatos/as precisavam ter 18 anos ou mais e ensino médio completo.
Segundo a diretora do CTGAS-ER, um estudo será conduzido após o curso, para avaliar o índice de empregabilidade das turmas. “A intenção é fazer um monitoramento dos/as egressos/as durante um ano para perceber o impacto da qualificação no emprego”.