A Petrobras e o SENAI do Rio Grande do Norte iniciaram nesta terça-feira (07) o segundo módulo do curso de transição energética para líderes da companhia, realizado desde março no Rio de Janeiro.
Aspectos jurídicos, ambientais e regulatórios ligados às energias renováveis estão entre os temas em discussão na ‘nova temporada’ da iniciativa.
O programa de capacitação, inédito na Petrobras, está inserido na estratégia de integração de fontes de energias renováveis nos processos operacionais da empresa.
Concebidas por meio de parceria entre a Universidade Petrobras (UP), a Gerência de Transição Energética da companhia e o SENAI do Rio Grande do Norte, as aulas ocorrem na sede da UP, no Rio. Os conteúdos estão sendo ministrados por especialistas com sólida experiência no mercado.
Transição
No primeiro módulo estiveram em pauta temas relacionados à transição energética no Brasil e no mundo, ao mercado brasileiro de energias renováveis, de hidrogênio e à descarbonização.
Neste segundo módulo, a abordagem de aspectos jurídicos nesse contexto ficou a cargo do advogado Urias Martiniano, pós-graduado em Processo Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em direito de energia pelo Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE), bem como em Contratos em Infraestrutura, pela FGV.
Martiniano atua desde 2010 na área jurídica-regulatória do setor de energia e, entre outros destaques na carreira, inclui passagem pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Atualmente, é sócio da Tomanik Martiniano Sociedade de Advogados, atuando no campo jurídico e regulatório do Mercado de Energia Elétrica.
Nesta quarta, Roberta Cox, diretora de Políticas do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) e head da Ocean Energy Pathway no Brasil faz palestra sobre aspectos ambientais.
Cox é servidora licenciada do Ibama, onde coordenou a área de Licenciamento Ambiental de Portos e Estruturas Marítimas. Também foi assessora especial do Ministério do Meio Ambiente. Ela é engenheira ambiental, com mestrado em economia pela Universidade de Brasília (UnB).
No time escalado para este módulo também estão Gustavo Ponte – que acumula 16 anos de experiência em planejamento energético – e o engenheiro eletronuclear Márcio Jannuzzi.
O programa de capacitação na área tem carga horária total de 20 horas. O próximo módulo está previsto para o período de 17 a 21 de junho, com foco em viabilidade técnica e econômica de projetos de energias renováveis.
Parceria
Esta não é a primeira ação do SENAI-RN com a Universidade Petrobras. Em dezembro de 2023, por exemplo, as instituições deram largada a um programa de capacitação conjunto, em Natal (RN), para profissionais de todo o país recém-contratados pela Petrobras. A programação, concluída neste mês, fez parte de uma investida nacional da petroleira, que também previa formações para novos empregados nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Aproximadamente 1 mil pessoas aprovadas no concurso mais recente da companhia, para cargos de nível técnico em áreas de manutenção, operação, projetos, construção e montagem, segurança do trabalho e química do petróleo, passaram por salas de aula e laboratórios da rede SENAI, nos cinco estados, por meio da iniciativa. Só no Rio Grande do Norte foram 127 alunos, distribuídos entre cursos de segurança do trabalho e manutenção elétrica.
Os 53 técnicos recém-contratados pela companhia para atividades voltadas à segurança do trabalho que passaram pela capacitação em Natal receberam os certificados na quinta-feira (2), com a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Os certificados dos 70 concluintes na área de Manutenção Elétrica foram entregues durante cerimônia no dia 19 de abril.
Texto: Renata Moura
Fotos: Patrícia Mello/SENAI-RN