O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MTP-RN), recomeça neste mês de janeiro os cursos de qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade em diversas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.
“Retomamos os cursos realizados nas unidades penitenciárias em Mossoró, na Mário Negócio e na Cadeia Pública Manoel Onofre, e estaremos iniciando em Ceará Mirim e em Natal na próxima semana”, explica a gerente executiva de educação do SENAI-RN, Simone Oliveira.
A iniciativa, que teve início em julho de 2024, oferece uma ampla gama de cursos, desde construção civil até alimentos, preparando os detentos para o mercado de trabalho e oferecendo uma nova perspectiva de futuro.
Por meio desta iniciativa são realizados cursos nas unidades penitenciárias de todo Estado: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, Caicó, Mossoró, Caraúbas, Apodi, Pau dos Ferros, Nísia Floresta e Ceará – Mirim.
O programa trabalha com os apenados a partir da iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Sistema FIERN, e tem o objetivo de levar a contribuição da indústria para a recuperação de pessoas que apesar de sua condição, desejam de preparação para o ambiente de trabalho.
Por meio desta parceria, o MPT disponibilizou recursos para realização dos cursos e o SENAI, além das vagas pactuadas com o MPT, oferta, por meio do Programa SENAI de Gratuidade Regimental, vagas nas unidades penitenciárias no valor correspondente ao disponibilizado pelo MPT. O Programa SENAI de gratuidade visa a oferta de cursos e constitui-se em uma ação de inclusão social.
São oferecidos os cursos de Pintor de Obras, Eletricista Instalador Predial, Encanador Hidráulico, Pedreiro de Alvenaria, Fabricação de Salgados, Fabricação de Bolos Regionais, Bolos e Tortas Decorados, Confeiteiro, Padeiro, Costureiro Industrial do Vestuário, Mecânico de Máquina de Costura, e Mecânico de Refrigeração.