SENAI-RN apresenta soluções em educação e tecnologia no Brazil Windpower

12/09/2023   13h41

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) participa, a partir desta terça-feira (12), da 14ª edição do Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina. A programação acontece em São Paulo e terá a instituição pela primeira vez como expositora.

 

O stand, localizado na entrada do evento, apresenta como lançamento a “Especialização em gestão avançada para energia eólica”, primeira especialização técnica do Brasil voltada a profissionais que atuam no back-office, ou seja, em áreas ligadas à gestão interna das empresas, em setores como Recursos Humanos (RH), Tecnologia da Informação (TI), gestão e jurídico. (Clique aqui para saber mais: https://www.fiern.org.br/energia-eolica/#sobre).

 

O espaço também expõe duas das principais tecnologias de sensoriamento remoto utilizadas em projetos do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) com foco especialmente em energia eólica offshore, aplicadas em atividades como prospecção do recurso eólico e otimização do controle de aerogeradores: o LiDAR e o SoDAR.

 

 

“Como maior provedor de soluções educacionais e pesquisa aplicada para a cadeia de energia eólica no Brasil, o SENAI-RN naturalmente aumenta sua presença no evento neste ano trazendo parte do seu portfólio para exposição e discussões estratégicas junto aos principais agentes do mercado, assim como tendo mais uma vez a sua voz representada em painéis que põem em pauta temas chaves para a indústria”, diz o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello.

 

Representantes de empresas e o superintendente de Negócios Internacionais do SENAI, SESI e IEL, Frederico Lamego, estão entre os visitantes que passaram pelo stand na manhã desta terça-feira, primeiro dia do evento.

 

Programação
Na programação de painéis do evento, na quarta-feira (13), a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Amora Vieira, será moderadora da sessão “Segurança do trabalho e treinamento no contexto ESG: melhores práticas para parques eólicos”, que terá como debatedores representantes da EDF Renewables, da PEC Energia e da Omega Energia.

 

O painel terá como objetivo debater, entre outros, temas relacionados à cultura de segurança; identificação e gestão de riscos; importância de programas de treinamento abrangentes e contínuos para os funcionários dos parques eólicos; saúde ocupacional dos trabalhadores nos parques eólicos; inclusão, diversidade e integração ESG nas operações.
No mesmo dia, a partir das 17h, a executiva debaterá o tema “Aceitação Social e Impactos Socioambientais nas Comunidades”, em um painel que também reúne Echoenergia e 2W, com moderação do consultor Ney Maron.

 

Na quinta-feira (14), a partir das 15h30, o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, será debatedor no painel ESG/Diversidade, na Arena Onshore, do evento, ao lado da diretora de Licenciamento Ambiental da Elera Renováveis, Tatiana Marques, da diretora executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Fernanda Delgado, e do diretor de operações da CPFL Renováveis, Francisco Galvão. O painel terá moderação de Erika Zoeller, Head de Diversidade & Inclusão South America e Gerente DE&I Brasil, da Engie.

 

O Brazil Windpower é promovido pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) em conjunto com o Global Wind Energy Council (GWEC) e o Grupo CanalEnergia / Informa Markets. A Maersk Training, maior empresa de treinamentos em energia eólica no mundo, participa do evento em conjunto com o SENAI-RN.

 

Texto e fotos: Renata Moura
#SENAI