SENAI-RN apresenta ações e projetos voltados ao setor de energias renováveis na reunião do Conselho

29/05/2024   18h42

A agenda de visitas, missões internacionais e participações em eventos técnico-científicos voltadas para a área de energias renováveis ao longo dos meses de março e abril foi destaque na reunião do Conselho Regional do SENAI-RN, nesta quarta-feira (29), na Casa da Indústria.

 

 

Para o presidente do Conselho Regional do SENAI-RN e da Federação das Indústrias do estado, Roberto Serquiz, o trabalho do SENAI-RN é fundamental para alavancar as energias renováveis no estado. “O Rio Grande do Norte tem enormes vantagens competitivas para o desenvolvimento das energias renováveis e o SENAI-RN é um importante ator para o impulsionamento desses potenciais”, destaca Serquiz.

 

 

O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, apresentou uma série de eventos e projetos voltados para área, como o 10º Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS), que em 2024 acontece em Natal, dos dias 27 a 31 de maio, com coordenação do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). “O CBENS é o maior evento do segmento de energia fotovoltaica do Brasil, reúne a comunidade envolvida com as diversas formas de utilização da energia solar no país e conta com uma vasta programação técnica e científica que gera frutos na inovação para o setor”, destaca Mello.

 

 

Outras agendas voltadas para o setor de Energias também foram destaque, como visitas de representantes das empresas Petrobras, Equinor, e China Energy, além do diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Daniel Vieira, aos laboratórios do Hub de Inovação Tecnológica do SENAI-RN — complexo que sedia o ISI-ER e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). As visitas técnicas à Esteyco, empresa espanhola de engenharia e arquitetura voltadas para a energia eólica, e a participação no Brazil Offshore Wind Summit 2024, no Rio de Janeiro, também foram apresentadas na reunião.

 

SOBRE O SENAI

 

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha.

 

 

A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).

 

 

Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.

 

 

Em 2024, a instituição recebeu o “Selo ODS Educação”- um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos.

Texto e fotos: Guilherme Arnaud