Pelo segundo ano consecutivo, o SENAI Moda do Rio Grande do Norte se classificou para a etapa final do Concurso dos Novos 2025, iniciativa que busca fomentar a inovação e estimular a experimentação na moda em ambientes acadêmicos e técnicos de todo o Brasil. O concurso está inserido no Dragão Fashion Brasil (DFB Festival), considerado o maior evento de moda autoral da América Latina.
Para Jéssica Cerejeira, instrutora e consultora do SENAI Moda RN, a classificação é um reconhecimento que reforça a qualidade do trabalho na formação de novos talentos e na valorização da moda autoral potiguar. “Pelo segundo ano consecutivo, o SENAI Moda RN é a única escola técnica classificada no Concurso dos Novos do DFB, concorrendo com grandes universidades de todo o Brasil”, destaca.
“Nossa participação reafirma o compromisso do SENAI-RN com a inovação, unindo tecnologia, cultura e sustentabilidade para preparar profissionais que se destacam no mercado. Mais do que a disputa em si, o mais valioso é a vivência e o aprendizado que levarão para suas trajetórias profissionais”, afirma Cerejeira.
SENAI Moda RN participou do Concurso dos Novos de 2024 – Imagem: Reprodução/DFB Festival
Dinedso Fonsêca, também instrutor e consultor do SENAI Moda RN, ressalta que ser selecionado para o Concurso dos Novos no DFB25 foi uma grande surpresa. “Desde a abertura do edital, a turma se interessou pelo tema, e logo vimos a chance de unir moda e tecnologia. Após as primeiras ideias, chegamos aos croquis e, com apoio do instrutor Luiz Arilo e do bibliotecário Caio Delfino, tornamos alguns acessórios tecnológicos viáveis”, conta.
Em 2025, os participantes do Concurso dos Novos deverão desenvolver coleções cápsulas compostas por oito looks, obrigatoriamente confeccionados com tecidos sustentáveis e técnicas artesanais. “Com a aprovação na primeira etapa, agora é a corrida final para confeccionar a coleção e levar arte, cultura e tecnologia potiguar à passarela”, completa Dinedso.
Thales Henrique, aluno do curso técnico em Design de Moda do SENAI-RN e integrante da equipe do DFB Festival 2025, conta que a classificação reflete a dedicação e perseverança do time. “Desde o início, sabíamos que essa jornada seria desafiadora, mas a incerteza nunca superou a vontade de realizar. Entre debates, testes e ajustes, a busca pela classificação se tornou uma motivação crescente e a conquista dessa vaga vai além do reconhecimento, representa um trabalho coletivo feito com dedicação e perseverança”, frisa.
“O processo foi intenso e trouxe aprendizados valiosos sobre desafios profissionais, pressão e superação. Ver o nome do SENAI-RN entre os classificados foi um momento de orgulho e validação. Agora, seguimos para a próxima etapa, certos de que essa experiência será transformadora e marcará nossas trajetórias”, avalia Thales.
Sobre o DFB Festival
Fundado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é reconhecido pelo importante papel no fortalecimento da moda autoral no Brasil. O evento combina desfiles, apresentações culturais e ações formativas, consolidando-se como uma plataforma para revelar talentos e fomentar a economia criativa no país.
Em 2010, foi criado o Concurso dos Novos, que tem como objetivo fomentar a inovação com estímulo da experimentação criativa em ambientes acadêmicos e técnicos.