A construção de um futuro para a moda que seja ético, sustentável e diverso será foco da Semana Fashion Revolution, que acontece nos período de 22 a 27 de abril. Este ano o evento mundial traz uma programação focada em temas cruciais como sustentabilidade, questões ambientais e a importância da diversidade, abrangendo gênero e raça, na indústria da moda.
O principal objetivo desta edição é expandir o alcance do movimento, levando essas discussões a novos públicos e fomentando debates necessários sobre o impacto social e ambiental do setor.
A estilista e instrutora Jéssica Cerejeira atua como docente embaixadora do Fashion Revolution pelo SENAI Moda RN pelo terceiro ano consecutivo. “Juntamente com a representante local Vivian Pedrozo e uma equipe de voluntários, estamos estruturando uma programação que traga esse debate para mais pessoas”, diz Jéssica.
Paralelamente à Semana, durante todo o mês de abril, será realizado um abrangente Mapeamento do Cenário da Moda em parceria com a Associação da Moda do RN (AMO.RN).
Este levantamento de dados é considerado fundamental para embasar a cobrança por mudanças efetivas no setor, fornecendo informações concretas que permitam identificar desafios e oportunidades reais para a construção de uma moda mais responsável.
Outro ponto fundamental é o Índice de Transparência da Moda, que avalia como as marcas divulgam suas práticas sociais, ambientais e de governança. Essa ferramenta permite que consumidores e investidores acompanhem a atuação das empresas e pressionem por maior responsabilidade no setor. A edição mais recente do índice pode ser acessada pelo link: issuu.com/fashionrevolution/docs/fr_itmb_edicao_comparativa
A programação completa da Semana Fashion Revolution será divulgada no Instagram @modadobem, em colaboração com @senaimodarn e outros parceiros do movimento.
As atividades oferecidas serão gratuitas, sendo que aquelas direcionadas a públicos específicos serão devidamente sinalizadas para evitar confusões.
O Fashion Revolution é um movimento global com forte atuação, e suas iniciativas podem ser acompanhadas pelo perfil @fash_rev.
No Brasil, todas as ações em âmbito nacional, incluindo as desenvolvidas por outras unidades do SENAI, estão disponíveis para acompanhamento no perfil @fash_rev_brasil.