Saúde Mental na Indústria: SESI-RN realiza ações durante todo o ano

27/09/2024   09h32

Para além da campanha do Setembro Amarelo, o Serviço Social da Indústria (SESI-RN), por meio da unidade de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), tem desenvolvido ações voltadas à saúde mental dos trabalhadores da indústria. As atividades, que se intensificam neste mês, são realizadas ao longo do ano em várias empresas potiguares. Essas iniciativas visam prevenir o adoecimento mental e incluem palestras, plantões psicológicos presenciais, atividades lúdicas e grupos de escuta.

O SESI-RN também participa de uma iniciativa nacional gratuita chamada Mentis 360, vinculada ao SESI + VIVA, voltada para a gestão de dados de saúde mental em empresas de médio e grande porte. Nesse programa, os trabalhadores respondem a questionários que revelam o cenário detalhado da saúde mental na empresa. A partir desses dados, a empresa pode iniciar uma jornada de promoção da saúde mental com produtos e serviços oferecidos pelo SESI, por meio de seus departamentos regionais.

A gerente de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), Alice Carvalho, destaca que, para as micro e pequenas empresas, também são realizados programas de qualidade de vida, que abordam temas como saúde mental e bem-estar do trabalhador. “Questões como alimentação e atividades físicas também são observadas nesse tipo de acompanhamento”, afirma Carvalho.

“Percebemos que, quando acompanhamos os três pilares: alimentação, atividade física e saúde mental, conseguimos obter um resultado melhor”, disse ela. Ações desse tipo, segundo a gerente, já foram realizadas nas empresas Bonor, Conectron e Vicunha neste mês.

Carvalho também explicou que as empresas que contratam serviços de documentos legais do SESI-RN têm acesso a esse tipo de serviço gratuitamente. “Conversas com as psicólogas da instituição, massoterapia e música no ambiente de trabalho são algumas das ações que podem ocorrer durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e na programação do Projeto de Atenção Primária à Saúde (APS)”, acrescenta. “Os clientes do SESI têm a oportunidade não apenas de receber os documentos legais, mas também de participar de programas de qualidade de vida com nosso apoio”, completa.

De acordo com a psicóloga do SESI-RN, Bruna Fernandes, a demanda por serviços de saúde mental por parte das empresas potiguares tem aumentado. “Cada vez mais, as empresas buscam palestras sobre qualidade de vida no trabalho e saúde mental em geral. Elas falam sobre os adoecimentos, como ansiedade, depressão, burnout e estresse ocupacional, e querem saber como lidar com essas demandas do dia a dia no ambiente de trabalho e na vida pessoal”, detalha Fernandes.

Como parte desse esforço, os profissionais da SESI Clínica em Mossoró têm realizado um trabalho contínuo de acompanhamento junto às indústrias do município, com o objetivo de expandir a atuação durante o mês de setembro. Na empresa WSC, por exemplo, foram realizadas palestras e dinâmicas, enquanto na Agrícola Famosa, o foco foi a ansiedade.

“São palestras interativas que permitem aos participantes mergulhar no tema, promovendo a valorização da vida conforme a proposta do Setembro Amarelo. Essas ações já estão sendo expandidas para outras indústrias”, afirma o gerente da unidade da SESI Clínica em Mossoró, Lucas Paiva.

Ações de saúde mental para colaboradores do SESI-RN

O SESI-RN também aplica o Mentis 360 para seus próprios colaboradores, como explica a psicóloga Bruna Fernandes. “Estamos implementando o Mentis 360 em nossas unidades operacionais do SESI, como Natal, Mossoró, SESI Escola e SESI Clínica, para entender melhor os indicadores de saúde mental. Isso nos permite sugerir soluções e ajustar os serviços oferecidos, além de agregar valor às empresas”, afirmou.

Segundo a gerente Alice Carvalho, o bem-estar dos colaboradores é fundamental para que possam oferecer um serviço de qualidade às empresas. “Temos a preocupação de garantir que nossos colaboradores estejam bem, com capacidade para oferecer um atendimento mais eficiente e exclusivo a quem nos procura”, finaliza.

SESI Escola realiza ação “Respire e Recarregue” para alunos

Em alusão ao Setembro Amarelo, a SESI Escola promoveu uma ação especial dedicada à promoção da saúde mental e qualidade de vida de seus funcionários, na unidade de São Gonçalo do Amarante.

A ação, intitulada “Respire e Recarregue”, envolveu um momento de conscientização e acolhimento, destacando a importância de pequenas pausas durante a jornada de trabalho. Essas pausas ajudam a recarregar as energias e proporcionam momentos de reflexão e autocuidado, fundamentais para o bem-estar emocional.

A iniciativa contou com a participação da psicóloga Alena, da FIERN, que conduziu atividades focadas em dinâmicas de respiração, exercícios corporais, escuta ativa e orientações práticas. Alena aplicou estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade, promovendo um ambiente de apoio e escuta entre os colaboradores.

Texto: Líria Paz