O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, visitou as unidades do Sistema FIERN nas cidades de Macau e Santa Cruz, nesta quarta-feira (13). Acompanhado da equipe de gestores executivos da Federação, o presidente apresentou o planejamento estratégico para a gestão 2023-2027 do Sistema FIERN.
Pela manhã, a visita aconteceu na SESI Escola de Macau, onde a comitiva liderada pelo presidente da FIERN foi recepcionada pela diretora da unidade, Aldécia Cortes. À tarde, Serquiz visitou o Centro de Educação Tecnológica Aloísio Bezerra (CETAB), do SENAI, em Santa Cruz. A diretora Maria Luciene Pontes guiou a comitiva de diretores e gestores pela unidade, referência em educação profissional voltada à indústria têxtil.
Na apresentação, Serquiz destacou que o foco do Sistema FIERN é trabalhar pela indústria. “Nosso objetivo é atender a indústria, seja através da educação básica ou profissionalizante, dos serviços em saúde ou da defesa das prioridades do setor”, afirma.
Para isso, ele aponta que a cumplicidade entre as equipes e os gestores é fundamental para o sucesso desse trabalho. “O planejamento foi realizado e precisamos que todos tenham conhecimento dele para ficarmos alinhados. Então, é o momento de passar a mensagem para ter um grupo alinhado à estrada que estamos traçando”, explica.
Além disso, Serquiz ressalta que o Sistema FIERN é “um sistema feito por pessoas para pessoas”. “O esforço de cada um dos colaboradores no trabalho diário tem uma relação direta com as pessoas que vão precisar de uma escola ou de um atendimento de saúde. Tudo isso vai em direção à dignidade, então cada um tem uma responsabilidade enorme”, diz o presidente da FIERN.
Ele falou sobre a importância de comparecer pessoalmente às unidades para aproximar-se da equipe e entender os aprimoramentos necessários. “A competência de vocês é primordial e extremamente importante, mas podemos melhorar as condições para alavancar ainda mais o desempenho da escola”, concluiu
O industrial ainda mostrou as diretrizes da gestão para formar um pacto para o futuro da Federação. Entre os tópicos apontados, estão o desenvolvimento de uma Política Industrial, o desenvolvimento sindical, fortalecimento dos conselhos e comissões temáticas, o trabalho do Observatório da Indústria Mais RN, a agenda legislativa e a atuação do SESI, SENAI e IEL.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud