O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, fortaleceu o vínculo entre o Sistema FIERN e o setor boneleiro potiguar, que representa uma das atividades industriais mais importantes do Seridó do RN. Na última sexta-feira (10), ele se reuniu com empresários e conheceu os processos de confecção de bonelarias nas cidades de Caicó e São José do Seridó, como parte de uma agenda de compromissos em cidades da região.
Acompanhado do 1º vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira; do diretor 1º secretário, Heyder Dantas; da diretora da FIERN Fátima Dantas; do presidente do Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus (SINDIBONÉS-RN), Francisco Sena; do industrial e diretori da FIERN Jaedson Dantas; e de gestores do Sistema FIERN, Serquiz visitou a Cia do Boné, em São José do Seridó, e a Bonelaria Dantas, em Caicó.
O presidente destacou a importância de o Sistema FIERN estar próximo aos industriais. “Nosso objetivo é apoiar os interesses da indústria. Precisamos trabalhar para que os empresários estejam juntos à Federação para fortalecer as demandas de cada segmento, como também as demandas mais amplas do setor industrial”, disse. Ele ressaltou que a Federação está atuando fortemente na defesa da indústria, “como nas questões sobre a logística, dos licenciamentos e das parcerias público-privadas”.
Para o presidente do SINDIBONÉS-RN, Francisco Sena, a visita da comitiva do presidente da FIERN superou as expectativas. “É a primeira visita de um presidente da FIERN direcionada para as empresas do nosso setor. Foi um momento muito importante e entusiasmou os colegas, além disso chama a atenção e valoriza nosso sindicato”, afirmou.
Diretora da FIERN e da Bonelaria Dantas, a industrial Fátima Dantas comentou que os empresários que participaram da visita ficaram empolgados por um novo horizonte para o setor. “Foi muito importante e fortalece o SINDIBONÉS-RN. Esperamos, com isso, prospectar mais associados para fortalecer ainda mais nossa atuação”, considera.
Já o diretor da Cia do Boné e industrial associado ao SINDIBONÉS-RN, Jaedson Dantas, que também é membro da diretoria da FIERN, reforçou a importância da presença da Federação na região. “A visita do presidente Roberto Serquiz era muito esperada e superou as expectativas, porque trouxe diversos planos e projetos futuros para fortalecer o setor”, frisou.
Projetos estratégicos
Em Caicó, Serquiz também se reuniu com empresários do setor e consultores do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-RN). Durante o encontro, a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, fez uma apresentação do SindiMais voltada ao setor. O estudo integra uma série de levantamentos setoriais, elaborados pelo Observatório da Indústria Mais RN, com informações econômicas e sobre o potencial de ampliação da base sindical.
“Debatemos o plano de ação elaborado pelo SINDIBONÉS-RN, que envolve uma imersão tecnológica na cidade de Apucarana, no Paraná, e uma análise do perfil do setor boneleiro do Rio Grande do Norte junto ao Sebrae”, explica Ana Adalgisa. “Também apresentamos a plataforma do SindiMais para o setor boneleiro, que vai possibilitar a atuação do sindicato com inteligência de negócios”, completa.
O encontro também serviu para debater outros projetos voltados para a bonelaria na região Seridó, como a criação do Polo Boneleiro de Serra Negra do Norte e uma rodada de negócios envolvendo o setor de confecções, que é planejada pelo SEBRAE para ser realizada em Julho, na cidade de Caruaru (PE).
Os superintendentes do SESI-RN, Juliano Martins, e do IEL-RN, Juan Saavedra, e o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, apresentaram os serviços oferecidos por cada Casa do Sistema FIERN para o fortalecimento da indústria potiguar.
O consultor do SEBRAE-RN em Caicó, Yuri Dantas, apresentou um projeto de reaproveitamento de resíduos das bonelarias associadas ao SINDIBONÉS-RN para a fabricação de novos produtos, em um trabalho que envolve mulheres em situação de vulnerabilidade social de aldeias do Seridó Potiguar.
Agenda
Durante a viagem ao Seridó, a comitiva do Sistema FIERN visitou a obra do Complexo Industrial Acari Cidade da Moda, empreendimento que deve atender o setor têxtil, uma das principais atividades econômicas do município. Roberto Serquiz também se reuniu com membros da direção da Associação Seridoense de Confecções (Asconf). No sábado, a comitiva da FIERN foi a Serra Negra do Norte, onde entregou ao prefeito Sérgio Fernandes o marco legal para a fundação de um Complexo Industrial Boneleiro no município. Na noite do sábado, em Caicó, foi realizada a semifinal do Festival do Industriário SESI — Entoando Canções.
Texto: Líria Paz e Guilherme Arnaud
Fotos: Líria Paz