O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grade do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu Rodrigo Santos, gerente geral e representante nacional da empresa Fomento Brasil, na tarde desta sexta-feira (10), na Casa da Indústria. Durante o encontro, que também teve participação do secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, foi debatida a cadeia de fornecimento para o setor da mineração.
A Fomento do Brasil é uma empresa de mineração que se dedica a projetos de minério de ferro na região Nordeste do Brasil, com sede em Natal. É parte do grupo Fomento Resources, que possui mais de 50 anos de experiência em projetos minerais. Pertencente ao Grupo Fomento, a Fomento do Brasil foi criada em 2013 e atua no desenvolvimento de projetos sustentáveis que contribuem para redefinir a trajetória econômica e social das regiões onde a empresa está inserida.
Roberto Serquiz agradeceu a visita dos representantes da empresa e apresentou as ações da Federação para dar suporte aos investidores do estado. “A FIERN tem o dever de acolher quem deseja empreender no nosso estado. Estamos à disposição para auxiliar a empresa nas operações”, afirmou.
“Podemos ver, pelo que foi apresentado, o alto nível de gestão e a responsabilidade socioambiental da empresa. O Sistema FIERN, por meio de suas casas [FIERN, SENAI, SESI e IEL], pode dar total atenção e apoio no que for preciso”, completa o presidente da FIERN.
O diretor da Fomento do Brasil enalteceu a receptividade da FIERN e o trabalho desenvolvido no Sistema Indústria potiguar. “Há alguns anos passamos a nos articular melhor e conhecer as instituições corretas no estado. Queremos progredir nesse relacionamento junto à FIERN”, declarou.
“Queremos entender melhor a estrutura das indústrias do Rio Grande do Norte, como podemos mapear, através da FIERN, potenciais fornecedores para esse projeto na região”, comenta Rodrigo Santos.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico falou da importância do encontro entre a FIERN e a Fomento do Brasil. “Visitei as operações da empresa no Ceará e pude testemunhar o cuidado e responsabilidade socioambiental, o bom relacionamento com as comunidades e os planos arrojados. O Sistema FIERN tem importantes iniciativas que podem alavancar esse investimento, além de ligações ímpares para conectar a outras instituições”, disse Calado.
Também participaram da reunião, José Garcia da Nóbrega, diretor 1º tesoureiro da FIERN; Silvio Torquato, secretário-adjunto de Desenvolvimentos Econômico do RN; Ana Adalgisa Dias, coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado da FIERN; Juan Saavedra, superintendente do IEL-RN; Pedro Albuquerque, gerente do Observatório da Indústria MAIS RN; Alírio Tomaz, gerente de Suprimentos e Serviços da Fomento do Brasil; Danielle Barbosa, coordenadora Administrativa e Financeira da Fomento do Brasil; e Line Marques, gerente de Investimentos da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN).
Projeto Ferro Potiguar
Localizado no estado do Rio Grande do Norte, o Projeto Ferro Potiguar engloba diversos depósitos minerais de ferro em fase de exploração mineral, licenciamento ambiental e estudos de engenharia. Todas as atividades obedecem a controles rígidos de qualidade com a finalidade de obtenção de dados confiáveis e alinhados com os principais padrões internacionais da indústria mineral.
O projeto é a primeira operação da Fomento em solo brasileiro, com despesas de capitais de aproximadamente 250 milhões de dólares e produção estimada de 59 milhões de toneladas de minério de ferro.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud