Os resultados do SENAI-RN em 2024 e as perspectivas para 2025 foram foco da visita do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, na manhã desta quarta-feira (18), ao Hub de Inovação Tecnológica do SENAI (HIT) — formado pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e pelo Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta. Serquiz também apresentou o balanço de ações e projetos do seu primeiro ano de gestão à frente do Sistema FIERN.
“É importante estar aqui para valorizar o trabalho das equipes e reforçar que estamos presentes e acompanhando a atuação de cada um, fazendo o possível para proporcionar as condições de avanço no trabalho”, ressaltou o presidente da FIERN.
Serquiz destacou que, para 2025, o CTGAS-ER tem como missão atender aos diversos setores da indústria potiguar na formação e capacitação de mão de obra e na prestação de serviços de inovação e tecnologia. “O centro é referência nacional na área de petróleo e gás, mas tem um potencial gigante e que precisamos aproveitar em outros segmentos da indústria de transformação”, frisou.
A série de apresentações iniciou com o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, que destacou resultados em formação técnica e inovação em diversos segmentos industriais, como por exemplo na instalação do Laboratório e da Planta de produção de Hidrogênio Verde, bem como acordos e entregas técnicas junto a importantes parceiros.
A diretora do CTGAS-ER e do CET Clóvis Motta, do SENAI-RN, Amora Vieira, apresentou um balanço do trabalho dos centros no último ano e destacou o lançamento do primeiro Centro de Excelência em formação profissional para Hidrogênio Vede do Brasil, do Centro de Treinamento em Refrigeração com a Midea Carrier e o programa de educação para profissionais em eletromecânica.
Amora ainda apontou as ações e projetos em áreas como moda, panificação e alimentos. “Estamos trabalhando para entregar da melhor forma aquilo que a indústria do Rio Grande do Norte precisa”, disse.
Os gestores das casas e unidades corporativas que compõem o Sistema Indústria potiguar — FIERN, SESI, SENAI e IEL — também apresentaram as principais ações e projetos realizados durante 2024.
Os demais gestores apresentaram os resultados de 2024 das instituições e unidades do Sistema FIERN, entre os quais a coordenadora executiva de Relações Internacionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; a coordenadora executiva de Serviços Corporativos da FIERN, Janaíze Revoredo; a gerente da Assessoria de Comunicação e Eventos, Juliska Azevedo; o líder da Auditoria Interna, Emerson Batista; e a gestora do Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças; o superintendente Jurídico Corporativo do Sistema FIERN, Sérgio Freire.
Nesta quarta-feira (18), o encontro acontece também com as equipes da SESI Clínica de Natal. Ainda na segunda, Serquiz e a equipe de gestores estiveram na SESI Escola de Referência de São Gonçalo do Amarante para apresentar o balanço da gestão em 2024.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud