Roberto Serquiz aponta oportunidades e desafios no acesso ao crédito em fórum da ABDE

23/05/2024   16h47

 

 

 

As oportunidades e desafios no acesso ao crédito foram destaque na fala do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, na abertura do Fórum Debate para o Desenvolvimento, realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O evento aconteceu, nesta quinta-feira (23), na sede do SEBRAE-RN, em Natal, com presença de autoridades públicas, representantes do empresariado potiguar e agentes de fomento ao desenvolvimento de todo o Brasil.

 

 

Serquiz ressaltou a magnitude das micro e pequenas empresas, que representam cerca de 98% dos empreendimentos no Rio Grande do Norte. “É um campo muito fértil de trabalho, porque muitos desses negócios transformam, também, a vida de diversas pessoas que neles trabalham, criando um processo de promoção da cidadania”, afirma.

 

 

Um dos desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas é o acesso ao crédito e a instrução ao empreendedor pelas agências de fomento. “O aporte de crédito para micro e pequenos empresários carece de orientação quanto a sua aplicabilidade e redução da burocracia”, favorecendo assim a assertividade do investimento”, afirma.

 

 

“Quanto mais presente junto aos pequenos empresários, melhor a chance das ideias inovadoras serem revertidas em negócios transformadores”, defende Serquiz.

 

 

Como pontos de atenção destaco a Reforma Tributária, que está em processo de regulamentação, onde até 2032, de encerram os benefícios fiscais, exigindo de cada estado novas estratégias para desenvolvimento e preservação do parque industrial”

 

 

Serquiz ainda citou o programa de fomento à inovação industrial Brasil Mais Produtivo, que conta com a participação do SENAI e está ligado ao Nova Indústria Brasil, projeto do Governo Federal para impulsionar a indústria de transformação. “O Brasil Mais Produtivo vem exatamente na proposta de orientar os micro e pequenos empresários no direcionamento dos recursos aportados”, completa.

 

 

 

 

O “Fórum Debate para o Desenvolvimento – O Poder Transformador das Microfinanças e do Turismo e o Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento na Geração de Impacto Social”, realizado pela ABDE com apoio da AGN, do SEBRAE e da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF), tem o objetivo de discutir o potencial do setor do turismo, a força do empreendedorismo e os obstáculos que ainda precisam ser superados no acesso ao crédito.

 

 

Com programação de debates técnicos ao longo do dia, o evento também celebrou parcerias e conexões entre agências de fomento, Poder Público, empresários e instituições financeiras.

 

 

O fórum também contou com a participação da coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; do diretor técnico do SEBRAE-RN, João Hélio; do secretário do Gabinete Civil do RN, Raimundo Alves; do presidente da ABDE, Celso Pancera; da diretora-presidente da AGN, Márcia Maia; da deputada federal Nathalia Bonavides; do presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz; e de representantes do Governo Federal.