“Para que a vida em sociedade funcione bem, precisamos de pessoas e instituições muito comprometidas com o seu bom desenvolvimento. Nós podemos dizer com toda segurança, nesse sentido, que a FIERN é um belo exemplo disso”, destacou o Padre Francisco Fernandes, durante a Missa em Ação de Graças pelo mandato do presidente Amaro Sales de Araújo, que transmite o cargo para o presidente eleito Roberto Serquiz, esta quinta-feira (26). A celebração foi realizada na manhã desta quinta (26), na Paróquia do Bom Jesus das Dores, no bairro da Ribeira.
O presidente da FIERN, Amaro Sales, agradeceu aos diretores e todas as pessoas do Sistema, ao padre e à Igreja. “Eu venho, no final desse ciclo de 12 anos, primeiro agradecer a Deus por tudo. Muitas vezes a gente está no lado do balcão e entende que é fácil. Mas o papel da presidência de uma instituição tão importante como a FIERN exige muito. A FIERN tem seu papel de desenvolvimentista, tem o seu papel de ligação entre as pessoas internas, a parte social, momentos felizes, momento de orgulho e também de algumas dificuldades, e nós atravessamos todos esses momentos, juntos”, disse.
O pároco destacou o trabalho do presidente Amaro durante os doze anos à frente da Federação. “Nestes doze anos, como a gente costuma dizer popularmente, certamente não foram só flores, neste seu trabalho, que mais vale chamarmos de legado de doze anos, dentre outros desafios fortes nesse segmento, tão importante que é a indústria. Você atravessou a luta na pandemia, que certamente trouxe muitas preocupações e se supõe desestabilização a este importante elemento da vida em sociedade. E, no entanto, com sabedoria, com unidade e com paciência, você hoje olha para trás e pode dizer, com toda serenidade, superamos, e por isso, aqui estamos para agradecer”, destacou o Padre Francisco.
Amaro destaca que nunca perdeu a fé, mesmo em momentos difíceis, como foi a pandemia. “Na pandemia, a gente achava que ia ser 10 dias, uma semana, mas continuou por muito mais tempo. E todas as indústrias do estado continuaram operando, não pararam um dia. E sim, o sistema deu uma contribuição através do SESI, o seu braço social, com o centro de vacinação que fizemos, com a entrega de cestas básicas, com a ligação com a sociedade industrial. E mais, o Sistema teve, durante toda a pandemia, uma participação efetiva no seu retorno das atividades do estado do Rio Grande do Norte”, aponta Amaro.
“A FIERN liderou um movimento que levou todos os movimentos empresariais, para que pudesse chegar, depois da pandemia. Então. Hoje é dia de agradecer a Deus por tudo isso que passamos”, acrescenta o presidente Amaro, que passa o mandato ao industrial Roberto Serquiz depois de 12 anos de gestão.
O presidente eleito Roberto Serquiz falou da gestão de Amaro, do quanto aprendeu ao longo dos 12 anos e também fez agradecimentos. “Eu quero agradecer por estar aqui, com a minha família, com os amigos, com todos os gestores, muito obrigado pela união. Vimos Amaro citar aqui algumas situações de superação. E nós sabemos que a importância do Sistema é trabalhar em favor das pessoas, de servir. Estive ao seu lado esses 12 anos, mesmo sabendo das dificuldades, mas com fé podemos caminhar juntos”, enfatiza Serquiz.
Serquiz deu seu testemunho de superação e dos caminhos que o trouxeram à presidência da FIERN, onde poderá alargar seus serviços em prol da sociedade potiguar. “Porque além das empresas, aquelas pessoas que eu procuro fazer o bem, eu vou ter um leque muito maior para servir. Imagina vocês que a Federação das Indústria tem as clínicas, os trabalhadores, as pessoas que podem buscar a melhor saúde. Tem as escolas onde os alunos podem se qualificar, os jovens podem criar o seu ambiente de dignidade e de vida. Os centros tecnológicos, onde a formação técnica pode dar oportunidade para muitos. Então todo esse ambiente vai me dar condição de ser demais, além daquele ambiente que tem na minha empresa”, explica o presidente eleito.
Roberto Serquiz toma posse na noite desta quinta-feira, no Olimpo Recepções. Ele ressaltou a importância da união e da fé. “É muito importante esse momento onde eu peço que Deus possa estar na cadeira comigo e que eu possa fazer o melhor, assim como nesses 12 anos Amaro fez. Esses 12 anos para mim são um aprendizado ao lado de Amaro, como tesoureiro, eu aprendi muito. Juntarei desde o início da minha educação, e junto com o meu Deus, com os ensinamentos dos meus pais, e com o apoio de todos, unidos nas lutas, a gente fazer bem”, disse Serquiz que concluiu agradecendo e dizendo para Amaro Sales “Deus te abençoe”.
Estiveram presentes na missa a diretoria eleitas da FIERN, esposas dos presidentes e diretores, Maria de Fátima Dantas de Araújo (Amaro) e familiares; e Cassandra Henrique Serquiz (Roberto) e familiares, gestores do Sistema FIERN, parentes e amigos.
Texto: Jô Lopes - repórter Sistema FIERN Edição: Sara Vasconcelos - Chefe de Redação Unicom FIERN Fotos: Demis Roussos