A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoverá o webinar “Oportunidades e desafios para empresas brasileiras dentro do novo acordo Mercosul-União Europeia”. O evento, gratuito e realizado de forma online, será transmitido pela plataforma Microsoft Teams no dia 6 de fevereiro de 2025, das 16h30 às 18h, e tem como público-alvo empresários e profissionais interessados nas implicações do acordo para o mercado brasileiro.
A programação contará com a palestra de Alexander Pinheiro, consultor da AQL Consultoria, e será mediada por Cassandra Lobato, coordenadora executiva do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).
As inscrições podem ser feitas pelo link <tinyurl.com/3nw7yd6r>
O objetivo do evento é oferecer uma análise detalhada sobre as oportunidades e os desafios do acordo Mercosul-União Europeia, destacando como as empresas podem aproveitar vantagens comerciais, adaptar-se às mudanças regulatórias e explorar setores estratégicos no Brasil e na Europa.
Entre os tópicos a serem debatidos estão as tarifas, regulações e acesso ao mercado europeu, os setores mais impactados pelo acordo em ambos os blocos, as vantagens competitivas do Brasil na exportação de produtos agrícolas e as oportunidades geradas pela redução de tarifas. Também serão apresentados exemplos de setores em crescimento, como alimentos, tecnologia e sustentabilidade.
Sobre o palestrante
Alexander Pinheiro possui formação em Tecnologia da Informação, MBAs em Governança de TI e Gestão de Pessoas e especializações em áreas como Marketing Estratégico, Consultoria de Software, Gestão Empresarial e Direito Trabalhista.
É fundador e consultor multidisciplinar da AQL Consultoria e atua como docente em cursos de graduação, pós-graduação e MBA, com ampla experiência em temas como gestão de projetos, inteligência artificial e segurança da informação.
Rede CIN
A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios Reúne as 27 federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal com o objetivo de promover a internacionalização das empresas brasileiras.
A CNI, em parceria com os CINs, apoia a definição de prioridades setoriais e de mercados internacionais assim como gere as parcerias com entidades nacionais e internacionais com objetivo de potencializar a oferta de serviços de apoio à internacionalização oferecidos pela Rede CIN.