Projeções para PIB crescem para 2,09%, aponta painel Mais RN e Relatório Focus

13/05/2024   11h13

 

 

 

O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (13) revelou um aumento nas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), assim como expectativas de elevação da inflação e da Taxa de Juros Selic. Os dados estão atualizados no painel Mais RN e Relatório Focus, elaborado pelo Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico da FIERN.

 

 

As projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) foram revisadas para cima, passando de 2,05% para 2,09%, apesar das preocupações com os possíveis impactos negativos das enchentes no Rio Grande do Sul na economia brasileira.

 

 

O IPCA está estimado para fechar o ano em 3,76%, um aumento de 0,04 ponto percentual. Este é o primeiro aumento na inflação após quatro semanas consecutivas de queda.

 

O analista de negócios do Observatório da Industria Mais RN, João Lucas Dias, destaca que é importante destacar que o centro da meta oficial para a inflação em 2024 é de 3,00%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Além disso, dados recentes indicam que a inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 3,69%, enquanto o acumulado no ano até o momento é de 1,80%.

 

 

As projeções para a Taxa Selic, pontua o analista, indicam uma expectativa de fechamento do ano em 9,75%, marcando a segunda semana consecutiva de aumento na projeção da taxa básica de juros. “Este aumento na projeção segue a decisão do COPOM na última quarta-feira (8) de modificar o ritmo de corte da Selic. Após seis reduções consecutivas de 0,50 ponto percentual, a última queda foi de 0,25 ponto percentual, reduzindo a taxa de 10,75% para 10,50% ao ano”, observa Dias.

 

 

A mediana das projeções para o dólar permaneceu constante em R$ 5,00 para 2024 em todo o horizonte da pesquisa.

 

 

“É fundamental para o setor industrial acompanhar essas informações para planejar seus negócios e investimentos de forma adequada”, explica João Lucas. O monitoramento do IPCA permite observar o aumento ou desaceleração dos preços; a taxa de câmbio influencia as exportações e importações; o PIB reflete o crescimento ou a queda da riqueza; e, por fim, a Taxa Selic representa os juros na economia.

 

 

Para conhecer o Painel Mais RN e Relatório Focus, acesse AQUI