Iniciativa criada pela FIERN, por meio da Comissão Temática de Inovação (COINCITEC), visa a transformação digital na indústria têxtil e de confecções do RN
Após concluir a fase de diagnóstico em dezembro de 2024, o Programa de Revitalização da Indústria Nordestina promove uma série de qualificações para trabalhadores da indústria potiguar. Prova disso é o curso de capacitação em Indústria 4.0 – voltado para gestores e profissionais do setor têxtil e de confecções do Rio Grande do Norte – uma iniciativa da FIERN, por meio da Comissão Temática de Inovação (COINCITEC), em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), através do programa desenvolvido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em toda a região, com apoio do Sebrae.
Com o intuito de tornar os profissionais capazes de implementar soluções tecnológicas inovadoras dentro de seus contextos de produção, a primeira turma do treinamento desta nova etapa do Programa concluiu o primeiro módulo iniciado em 19 de fevereiro. O grupo é formado por 60 participantes.
E foi dada largada para a segunda turma, com 40 pessoas, que está com inscrições abertas e disponíveis neste link. O início da capacitação acontece dia 9 de abril. Cada ciclo formativo tem duração de quatro meses e totaliza 100h de aprendizado prático e teórico.
“Esse programa possibilita uma transformação no aprimoramento de profissionais e empresários, bem como a aplicação desse conhecimento na indústria. Esse é o maior ganho para as empresas, que terão também de passar por algumas transformações, avanço de tecnologia, melhoria de processos, de máquinas”, comenta Djalma Barbosa Júnior, diretor de Inovação da FIERN – instituição criadora do programa – e presidente da COINCITEC.
As atividades ocorrem nos laboratórios do IMD, de modo que os alunos experimentem uma imersão nos conceitos da Indústria 4.0. O objetivo é capacitar profissionais para implementarem soluções que modernizem e promovam automação industrial – com soluções de coleta de análise de dados, Inteligência Artificial, softwares ou sustentabilidade. Ao final do treinamento, cada instituição participante deverá conceber e iniciar a execução de um projeto alinhado ao seu contexto produtivo.
Programa
O Programa de Revitalização da Indústria Nordestina tem como meta avaliar 30 instituições nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além de capacitar 100 profissionais do setor e implantar soluções de Indústria 4.0 em 15 empresas diferentes. A iniciativa é uma ação da Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação da Federação das Indústrias (COINCITEC/FIERN), feita em parceria com o IMD e Sudene.
Mais informações sobre a parceria com o IMD estão disponíveis aqui.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do IMD