O Programa de Apoio à Competitividade da Micro e Pequena Indústria (PROCOMPI) deu continuidade, nesta terça-feira (29), à série de oficinas e mentorias sobre RH e liderança, conduzidas pela instrutora e consultora Katarina Alcântara. Com o tema “O papel estratégico do RH e os desafios da liderança nas indústrias”, o projeto teve início no dia 22 de outubro e reuniu empresários e gestores de recursos humanos na Casa da Indústria.
O projeto, que contou com apoio do Sindicato das Indústrias de Sorvete do Rio Grande do Norte (SINDISORVETE-RN), envolve 25 empresas de nove segmentos industriais diferentes, com cerca de 40 participantes. Segmentos como água mineral, vestuário, leite, alimentos, construção civil, panificação, gráfico e do plástico estão representados na ação. Além dos dois encontros já realizados, o projeto prevê mentorias individuais nas empresas com a consultora Katarina Alcântara para alinhar soluções para os desafios de cada negócio, além de um encontro de encerramento previsto para janeiro de 2025.
Zauleide Queiroz, presidente do SINDISORVETE-RN, reforçou a importância do projeto para o setor industrial potiguar e relembrou a realização do Summit de Liderança e RH em agosto deste ano, que abordou os mesmos desafios. “Estamos abraçando a causa de melhorar a gestão de pessoas nas indústrias, promovendo um diálogo aberto para discutir os desafios que cada indústria enfrenta”, comentou.
A iniciativa faz parte do projeto “PROCOMPI Desenvolvimento do Setor de RH” das micro e pequenas indústrias, que busca incentivar a competitividade e sustentabilidade desses empreendimentos no longo prazo.
De acordo com Kesiane Santana, gestora do Procompi no RN, as oficinas são uma continuidade do “Summit de Liderança e RH”, que apresentou estratégias para uma gestão de pessoas mais eficiente e alinhada com os desafios modernos. “Apoiar temáticas como inovação, gestão e indústria 4.0 são fundamentais para que as micro e pequenas indústrias possam avançar rumo ao desenvolvimento e à sustentabilidade de seus resultados”, destaca Kesiane.
Katarina Alcântara reforça a importância de abordar o tema nas micro e pequenas empresas. “Cuidar das pessoas que fazem essas empresas é muito importante ainda mais no cenário atual, em que há escassez de mão de obra. Por isso é necessário entender como atrair e reter bons profissionais”, comenta a consultora.
O encontro desta terça (29) teve como foco os subsistemas do RH, que envolvem recrutamento e seleção, aplicação de pessoas, remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento e gestão de performance. “O objetivo principal do RH é garantir que a empresa tenha as pessoas certas, com as habilidades adequadas, trabalhando no ambiente certo para alcançar seus objetivos organizacionais”, frisa Katarina.
PROCOMPI
O Procompi é uma parceria de longo prazo entre CNI e SEBRAE voltada à cooperação entre micro e pequenas indústrias, com o objetivo de superar desafios e estimular a inovação, produtividade e crescimento em um contexto digital e sustentável.
O programa, que tem como gestores regionais a FIERN e o Sebrae-RN, identifica e trabalha em torno de demandas específicas dos setores industriais, com foco em eficiência energética, automação e preparação para a Indústria 4.0.