Presidente da FIERN destaca papel da indústria durante Congresso da RBQAV

17/05/2022   09h36

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, participou da abertura do 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV), que foi realizada na noite desta segunda-feira (16), no hotel Wish, na Via Costeira, em Natal.

 

Com a presença do ministro Paulo Alvim, da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), dentre outras autoridades, o evento tem como objetivo promover a interação dos diversos segmentos envolvidos na produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação.

 

Amaro Sales disse que a indústria não poderia deixar de participar do Congresso. “O Brasil vive um momento onde se fala em energia. O mundo fala em energia. Com a garantia, a valorização das energias renováveis, a gente vê a importância que a indústria precisa da energia”, comentou.

 

Ele assegurou que o Rio Grande do Norte vai exportar energia para o mundo de forma sustentável. “O SENAI tem uma participação efetiva no Brasil através de sua rede com um apoio à indústria nacional, que tem muito a contribuir com o governo [federal]”, disse o presidente da FIERN.

 

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, ressaltou a pauta debatida no Congresso e que o Ministério tem um conjunto de parceiros que vem trabalhando há bastante tempo. Ele ressaltou o “momento de transição energética” e a busca de tecnologias limpas do ponto de vista energético. Além disso, também disse que conhece e destacou o trabalho desenvolvido pelo ISI-ER. “Já é parceiro do Ministério em outas iniciativas na área de eólica, por exemplo”, comentou.

 

Alvim citou “diversos trabalhos” que são desenvolvidos pelo Instituto e que “pensa e deve construir mais parcerias com o ISI”.

 

Também presente ao evento, Rodrigo Mello, diretor regional do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), declarou que é um orgulho participar de um evento que é um ambiente de criação de biocombustíveis. “Precisamos entregar às gerações que nos sucedem um ambiente melhor e mais limpo do que o que vivemos”, declarou.

 

Mello frisou que o local para desenvolver isso é o Brasil. “Pelo diferencial da nossa agropecuária, da nossa agricultura tropical, diferencial competitivo em relação ao restante do mundo e pelas condições de produzir essa energia a partir de energias renováveis”, explicou.

 

Já a presidente do Congresso e coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação, Amanda Gondim, lembrou a necessidade de tornar o bioquerosene se tornar uma realidade.

 

O evento prossegue até a quarta-feira. Para mais informações do Congresso e da programação, clique aqu: https://www.metallum.com.br/2congressoRBQAV/programacao

 

ISI-ER vai apresentar projeto de combustível sustentável de aviação

 

Durante o 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV), o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) apresenta o projeto de produção de Combustível Sustentável de Aviação, que está em desenvolvimento no Instituto, em Natal.

 

“É uma oportunidade para compartilhar o que estamos fazendo em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em áreas que já trabalhamos há mais de 10 anos e que trazem perspectivas de ampliação de opções para aproveitamento das energias renováveis”, disse Rodrigo Mello.

 

 

Ainda dentro da programação, na quarta-feira (18), às 14h30, o diretor Rodrigo Mello participa da mesa redonda “Produção e uso de hidrogênio”. Pela manhã, às 10h40, a pesquisadora Fabíola Correia, do ISI-ER, vai participar da mesa redonda a respeito dos “Combustíveis aeronáuticos sintéticos”.

 

Na tarde da segunda-feira (16), uma comitiva formada por integrantes do Congresso participou de visita técnica ao ISI-ER coordenada pelo diretor Rodrigo Mello junto com os pesquisadores Fabiola Correia de Carvalho e Juan Ruiz em que foram apresentados os laboratórios de Eólica, Solar e QAV, ou seja, todas as tecnologias relevantes para produção do combustível sustentável de aviação.