O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou a importância da carcinicultura para a economia do Rio Grande do Norte, durante a cerimônia de abertura da 20ª Feira Nacional do Camarão – FENACAM 2024. A solenidade reuniu autoridades, empresários e técnicos do segmento, no Centro de Convenções de Natal, na noite da última terça-feira (19).
“A FIERN se faz presente para prestigiar um dos mais importantes setores da economia do Rio Grande do Norte. A carcinicultura e seus afins têm um espaço gigantesco na empregabilidade, na geração de renda e melhoria da economia do nosso estado”, pontua Serquiz. “A FIERN está à disposição para colaborar com a carcinicultura e desenvolver cada vez mais esse setor”, completou o presidente da FIERN.
A governadora Fátima Bezerra também também frisou a importância do evento, “A FENACAM fica a cada ano mais forte, simbolizando a importância estratégica desse setor não apenas para o Rio Grande do Norte e para o Nordeste, mas para o Brasil. Na verdade, tem sido um espaço de afirmação de um modelo de produção que promove desenvolvimento, trazendo a geração do emprego e melhorando a renda do nosso povo”, disse.
Já o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, aponta que o desafio a ser vencido pelo setor é ampliar a capacidade de produção. Ele destaca a relevância do evento para alcançar soluções. “A já exitosa vigésima edição da Fenacam reforça a relevância deste fórum, iniciado em 2004, com 17 edições realizadas em Natal e três em Fortaleza, consolidando-se como o maior evento de carcinicultura e aquicultura da América Latina”, enalteceu.
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, presente no evento, reforçou o compromisso do MPA com o desenvolvimento sustentável da carcinicultura. Faço questão de estar presente em momentos como este, pois aqui estão os principais atores do setor que tenho a responsabilidade de liderar. Estamos juntos, trabalhando pelo fortalecimento e crescimento da nossa área, para construir uma aquicultura cada vez mais forte, pujante e promissora para o nosso país”, afirmou.
Realizada pela ABCC, a Fenacam é um dos maiores eventos de carcinicultura e aquicultura do país e teve sua 20ª edição realizada entre os dias 19 e 22 de novembro, no Centro de Convenções de Natal. A feira conta com mais de 200 expositores comerciais e técnicos, incluindo empresas do Canadá, Estados Unidos, México, Equador, Austrália, Bélgica, Tailândia e China.
Também participaram da solenidade de abertura o ex-ministro Garibaldi Alves Filho; o vice-governador do RN, Walter Alves; o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do RN (SINDIPESCA-RN), Arimar Filho; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o coordenador de Mercado do SESI-RN, Manoel Ribeiro; e o assessor de Mercado do SENAI-RN, Pedro Vilela.
Sistema FIERN na Fenacam 2024
O Sistema FIERN – composto por FIERN, IEL, SESI e SENAI– também integra a 20ª edição da Fenacam, com um estande no pavilhão de exposições. A iniciativa serviu para apresentar os produtos e serviços de educação técnica e inovação tecnológica que o Sistema FIERN oferece para a indústria.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, marcou presença no estande na quarta-feira (20), onde confraternizou com o presidente da ABCC, Itamar Rocha, e o vice-presidente do SINDIPESCA-RN, Arimar Filho.
A feira reuniu produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários e contou com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, que discutiram inovações e tendências do mercado.