O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, reforçou o apoio à juventude industrial do estado durante a 3ª reunião ordinária da FIERN Jovem. O encontro aconteceu na noite dessa quarta-feira (21), na Casa da Indústria.
Serquiz destacou a importância do programa, idealizado por ele e fundado no último mês de maio, para fortalecer as indústrias. “Na FIERN, eles têm uma fonte de oportunidades, uma vez que estamos aqui para promover e defender a indústria. Então, têm amparo para buscar soluções para suas demandas”, afirma.
“Aqui, os jovens têm muito a ganhar, com o diálogo constante no mesmo ambiente que outros empreendedores, o que gera conhecimento que fortalece os negócios. Essa interação entre os jovens, que têm bastante conteúdo e ideias para agregar aos debates, também fortalece o associativismo, que está no palco das atividades da FIERN Jovem”, completa Serquiz.
Oportunidades e desafios do RN
O gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, apresentou aos integrantes da FIERN Jovem um panorama da economia do Rio Grande do Norte, mostrando os principais desafios e as oportunidades para o setor produtivo.
De acordo com o presidente da FIERN Jovem, Djalma Barbosa Júnior, a apresentação serviu para lastrear tomadas de decisões e proporcionar ainda mais conhecimento para o grupo. “Precisamos estar bem lastreados para sermos propositivos e darmos visibilidade às nossas demandas porque geramos emprego, renda e conquistamos resultados mesmo em um ambiente de negócios hostil para os empreendedores”, comenta.
O gerente do Observatório da Indústria listou alguns pontos de atenção para a competitividade e ambiente de negócios do estado. “Temos questões com a solidez fiscal e com a eficiência da máquina pública que precisam de atenção para a sustentabilidade do estado”, aponta Pedro. “Por outro lado, temos grandes potencialidades nas energias renováveis, em um momento em que o mundo olha para a transição energética como paradigma, além de importantes reservas de petróleo, sal e minerais”, pondera.
Educação Executiva no MIT e Transformação Digital para MPEs
Ainda na reunião, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL-RN), Juan Saavedra, apresentou a oportunidade oferecida pelo IEL para empresários no curso de Educação Executiva no MIT, na cidade de Boston, nos Estados Unidos. A formação de uma semana envolve aulas teóricas no MIT e visitas técnicas a empresas, universidades e outros atores do ecossistema empreendedor em Boston.
A gestora do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), Kesiane Santana, e o diretor da Escola de Leads, Alberto Kastro, apresentaram o Projeto PROCOMPI Transformação Digital para Micro e Pequenas Indústrias. O objetivo do projeto é promover ações, tecnologias e estratégias que utilizam métodos digitais para tornar as operações rotineiras de uma organização mais eficientes e, por sua vez, gerar outras tarefas para aumentar a produtividade e os resultados.
Dinâmica
Além das apresentações, quatro membros da FIERN Jovem fizeram uma breve apresentação de seus negócios durante a reunião. Maria Eduarda Simas, da SAMS; Caio Dainelli, da Jolie Patisserie; Arthur Germano, da Built Engenharia; e Fernanda Veloso, da Tapuio, detalharam as histórias dos seus negócios em uma dinâmica que ocorre em cada reunião.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud