Podcast “Fala, Indústria!”: Armando Monteiro e Roberto Serquiz destacam implicações da reforma tributária

5/09/2024   12h13

O conselheiro emérito da CNI, Armando Monteiro, afirmou que a reforma tributária proporcionará novas condições para a retomada do crescimento sustentável do país, ao melhorar a competitividade da indústria nacional. A declaração foi feita durante uma entrevista na edição especial do podcast “Fala, Indústria!”, que também contou com a participação do presidente da FIERN, Roberto Serquiz. O podcast, produzido pela Assessoria de Comunicação Corporativa da Federação das Indústrias do RN, foi transmitido nas redes sociais do Sistema FIERN na quarta-feira (04.09) e está disponível no YouTube — https://www.youtube.com/watch?v=KySafWJyiME.

Durante a entrevista, o ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro destacou a necessidade de a indústria ter um papel central no desenvolvimento do país. Ele afirmou que a competitividade industrial tem se deteriorado nos últimos anos, em parte devido ao atual sistema tributário, reforçando a urgência da reforma tributária.

Monteiro, que também presidiu a Confederação Nacional das Indústrias e participou dos debates sobre a reforma no Congresso Nacional, afirmou que as mudanças garantirão um sistema tributário sobre o consumo alinhado “com o que há de melhor na experiência internacional”. Segundo ele, isso permitirá restaurar a competitividade da indústria nacional.

Ele destacou que a reforma será uma conquista para o país, ao proporcionar melhores condições para o crescimento da economia brasileira. Monteiro apontou que os impactos positivos não se limitarão à indústria, mas beneficiarão todo o país.

O conselheiro da CNI explicou que a emenda constitucional aprovada em 2023 definiu as diretrizes principais da reforma. Atualmente, o Congresso Nacional está discutindo e votando a regulamentação das mudanças no sistema tributário. “Estamos na fase dos projetos de regulamentação. A implementação ocorrerá com esses projetos”, informou. Um dos projetos, com as normas gerais, é o PLP 68, já votado na Câmara dos Deputados e enviado para apreciação do Senado.

“Esse modelo adota algo que 160 países já fazem: a tributação sobre valor agregado, que estimula a competitividade e elimina a cumulatividade”, avaliou Monteiro. Ele argumentou que o novo sistema incentivará investimentos, desonerará exportações e reduzirá litígios.

Armando Monteiro também apontou que o sistema atual, que tributa bens com mais ênfase, penaliza os mais pobres. Com as reformas, isso tende a mudar. “Os bens estão mais presentes na cesta de consumo das pessoas de menor renda. Isso significa que vamos tornar os bens mais acessíveis para essas pessoas”, disse.

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou durante o podcast que, com a reforma, é fundamental que os estados preparem suas regiões e municípios para as novas condições de desenvolvimento. “A Federação das Indústrias entregou ao governo estadual uma proposta de política industrial para que o Rio Grande do Norte possa definir diretrizes e metas. Com isso, terá um instrumento para esse novo momento que virá com a reforma tributária”, ressaltou.

Ele reforçou que a simplificação e a unificação são pontos positivos da reforma. “Essas mudanças delineadas vão abrir novas perspectivas. Então, a definição de uma política industrial, estabelecida em lei como política de estado, será fundamental”, acrescentou Serquiz.

Durante o podcast, Armando Monteiro e Roberto Serquiz também detalharam as oportunidades oferecidas pelo Fundo de Desenvolvimento Regional — que será instituído com a reforma tributária — para os estados no planejamento de seus programas e ações para o crescimento sustentável.

O podcast “Fala, Indústria!” promove um bate-papo sobre assuntos de interesse da indústria e economia do estado, sempre com convidados, permitindo ainda a interação com o público através das redes sociais. É apresentado pela jornalista Juliska Azevedo, gerente corporativa de Comunicação do Sistema FIERN. Nesta edição, ela dividiu a bancada com o jornalista Aldemar Freire.

Além de ser transmitido ao vivo nas redes e na rádio Jovem Pan News Natal, o “Fala, Indústria!” será reprisado pela Band TV Natal, com exibição aos sábados.

Estão disponíveis no canal do YouTube do Sistema FIERN outros episódios com personagens ligados à indústria potiguar, como o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o senador Flávio Azevedo, os empresários Djalma Barbosa Júnior, Pablo Farias, Etelvino Patrício, entre outros.