Para promover empresas brasileiras e ajudá-las a conquistar o comércio exterior, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizam uma série de ações até o fim deste ano. As missões serão realizadas no Brasil e no exterior, em países como China, Portugal, França e Estados Unidos. Além das nove ações previstas para este semestre – sete com inscrições abertas –, há iniciativas agendadas para o próximo.
As ações são promovidas por meio do novo convênio entre CNI e Apex, que terá dois anos de duração e um orçamento de R$ 12,3 milhões para pelo menos 20 ações – entre encontros de negócios e missões. Com objetivo de integrar pequenas e médias indústrias com mercados estratégicos, a parceria prevê o atendimento de 780 empresas e deve movimentar US$ 200 milhões em oportunidades de negócios.
O convênio entre CNI e Apex existe há mais de 15 anos. Só nos últimos cinco, foram atendidas mais de 1,4 mil empresas brasileiras e firmados 37 projetos nacionais, com movimentação de US$ 17,6 milhões em negócios imediatos.