Para Roberto Serquiz, mensagem anual da governadora pontuou boas perspectivas para o desenvolvimento do estado

5/02/2024   18h09

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, avalia que a mensagem anual da governadora Fátima Bezerra apontou ações favoráveis ao desenvolvimento do estado, em um ambiente propício para a discussão de uma política industrial para o Rio Grande do Norte. Serquiz participou, na manhã desta segunda-feira (5), da abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), que contou com a leitura da mensagem anual da governadora, em cerimônia conduzida pelo presidente da AL, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza.

 

Na mensagem, a gestora apresentou uma prestação de contas do ano de 2023, destacou a parceria com o Governo Federal e exaltou a importância do Legislativo para a democracia. Ela também enalteceu o papel do setor produtivo para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e citou potenciais produtivos do estado.

 

“A governadora trouxe uma mensagem favorável ao desenvolvimento do estado ao anunciar alguns avanços como o início da recuperação das estradas com recursos disponíveis já a partir da primeira parcela do PEF [Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal]; o final da obra da Reta Tabajara; a federalização da RN-226 e a chegada da Zurich, nova operadora do Aeroporto de Natal”, pontua Serquiz. O presidente também viu como destaque a menção à conclusão da Barragem de Oiticica, prevista para julho, e recursos para construção de outras barragens. “A segurança hídrica é uma questão fundamental”, afirmou.

 

Para o presidente da FIERN, outro ponto de destaque na mensagem da governadora foi o anúncio do início das Parcerias Público-Privadas [PPPs]. “As PPPs são instrumentos facilitadores e vão auxiliar o Estado a realizar investimentos. A boa novidade foi a concessão da estrada para a Praia de Pipa via PPP, o que vai ser muito importante para o turismo do Rio Grande do Norte, que é um setor relevante para o Rio Grande do Norte e transversal aos demais setores econômicos”, comenta.

 

Serquiz ainda destaca a necessidade do diálogo contínuo entre o setor produtivo e o Governo do Estado para ordenar o fortalecimento da economia. “A mensagem fala da importância de o Estado dar apoio à economia e cita alguns segmentos, como o sal marinho, fruticultura, mineração e petróleo e gás. Agora, precisamos conectar isso a uma política que possa ordenar as necessidades de acordo com cada setor”, acrescenta. “É nisso que a Federação das Indústrias está trabalhando e temos a previsão de conversar com o Governo do Estado para avançar com essa pauta que é importante para a indústria”, conclui Serquiz.