O Painel do Emprego Potiguar, elaborado pelo Observatório da Indústria Mais RN a partir dos dados do Novo Caged, mostra que o estado do Rio Grande do Norte teve um crescimento nas contratações referentes a março de 2024 em comparação ao mês anterior (fevereiro de 2024), passando de 503.384 para 504.760 pessoas com carteira assinada. O número de trabalhadores admitidos, de acordo com os dados, passou de 17.527 em fevereiro de 2024 para 20.482 em março de 2024, o que significa 2.955 novos empregos com carteira assinada, um aumento de 16,85%.
Em todo o estado, seguindo a tendência de crescimento nas contratações, a indústria potiguar contratou 1.093 trabalhadores a mais quando comparado ao mês anterior, em que foram contratadas 5.028 pessoas e em março de 2024 foram contratados 6.121. Um aumento de 21,7%.
A indústria no RN conta hoje com o total de 118.450 empregos com carteira assinada, sendo o terceiro setor que mais emprega no estado atualmente, ficando atrás do setor de serviços e comércio.
A analista de negócios do Observatório da Indústria Mais RN, Fernanda Lemos, explica que o ‘Painel do Emprego Potiguar’ é uma plataforma de Inteligência de Negócios cujo propósito é acompanhar mensalmente o mercado de trabalho formal no estado.
“Isso inclui o acompanhamento das admissões e demissões em todos os setores, não apenas na indústria, para fornecer insights sobre a economia do RN. O objetivo é ajudar os empresários a compreender os cenários econômicos possíveis, oferecendo dados oficiais do governo federal que embasem suas decisões estratégicas”, destaca Fernanda.
O painel é de acesso aberto ao público e está atualizado com dados oficiais do governo federal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.
O Painel do Emprego Potiguar está disponível no site do MAIS RN. Para conhecer a plataforma, os interessados podem acessar o link: tinyurl.com/yc72skaa
Texto: Jô Lopes – Foto: cedida