Oficina de Mercado e Vendas reúne empresários de panificação para fortalecer competitividade no RN

8/11/2024   15h02

Empresários e colaboradores do setor de panificação participaram de duas oficinas de capacitação em Mercado e Vendas, promovidas pelo Programa de Apoio à Competitividade da Micro e Pequena Empresa (PROCOMPI), como parte do projeto “APL de Panificação”. As oficinas foram ministradas pelos consultores Marcelo Bandiera e Bruno Félix, que trouxeram estratégias para otimizar a performance comercial e a fidelização de clientes.

 

 

Com o tema “Venda com Propósito: Estratégias que Convertem”, Marcelo Bandiera abordou a aplicação de inteligência artificial nas vendas e como a automação de processos pode aumentar a receita e impulsionar a eficiência no atendimento. O consultor destacou também a importância de diferenciais, como um atendimento personalizado, um ambiente de trabalho motivador e a valorização dos colaboradores. “Criar um clima positivo é fundamental para o atendimento”, ressaltou Bandiera.

 

De acordo com a gestora do PROCOMPI no RN, Kesiane Santana, as oficinas foram planejadas para preparar as equipes de panificação para o aumento das demandas no final de ano, além de oferecer uma perspectiva sobre as tendências de comportamento do consumidor para 2025. “Essas ações visam atender às demandas do setor, auxiliando as empresas na adaptação ao mercado e no desenvolvimento de novas estratégias para atração de clientes e aumento da competitividade”, explicou Santana.

 

A programação de capacitação do PROCOMPI no RN já conta com um histórico de atividades direcionadas ao fortalecimento do setor, incluindo a realização da “I EXPOPÃO RN”, palestras e oficinas temáticas, além da rodada de negócios “Networking e Conectividade”.

 

Angélica Teixeira, consultora e coordenadora da EXPOPÃO, reforçou que o objetivo central dessas ações é fortalecer a cadeia produtiva da panificação no estado. “Queremos ampliar o segmento, atrair novos associados e oferecer soluções que atendam às necessidades do mercado para que as empresas se tornem mais competitivas”, destacou.

 

A oficina também se tornou um ambiente propício para a troca de experiências. Hugo Sérgio, analista comercial da Coco e Cia, compartilhou sua perspectiva sobre o evento: “É bom participarmos desse momento para entender o ecossistema da panificação e termos mais sinergia entre os setores”, disse.

 

O projeto PROCOMPI APL de PANIFICAÇÃO, uma parceria entre CNI e SEBRAE – e executado regionalmente pela FIERN, tem como objetivo ações que visem o fortalecimento das empresas de pequeno porte do setor de panificação, valorização das marcas e produtos de panificação, além novas formas de diferenciação e sustentabilidade dos negócios.