Os principais números da economia potiguar foram apresentados pelo gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, no quadro Nossa Economia, do jornal Bom Dia RN, da InterTV Cabugi – afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte. Ele mostrou e analisou os indicadores presentes na plataforma Termômetro Mais RN, que traz números detalhados em séries históricas sobre a economia para medir a temperatura do ambiente de negócios do estado.
Na edição desta segunda-feira (6), Pedro destacou a alta de 1.415 no saldo de empregos em março. “Esse foi o maior saldo de empregos desde janeiro deste ano, além de ser um dos maiores em comparação com o ano passado”, destaca. “O setor que empregou massivamente nesse período foi o de comércio e serviços”, acrescenta.
A balança fiscal do estado também foi destaque, com R$ 566 milhões de superávit registrado no mês de março. “Conseguimos uma balança positiva, o que significa que o estado gastou menos do que arrecadou, o que é uma boa notícia depois de dois meses seguidos com gastos maiores do que a arrecadação”, ressalta Pedro.
Outro número positivo no Termômetro foi o saldo de abertura de empresas, com 1.383 novos empreendimentos no período. “Toda vez que esse saldo sobre significa que o ambiente de negócios está mais favorável. Uma alta no número das aberturas de empresas representa mais emprego e maior arrecadação para o estado”, explica o gerente do Observatório da Indústria.
A parceria entre a FIERN e a InterTV para o quadro Nossa Economia, cuja finalidade é dar maior amplitude às informações econômicas e subsidiar a população com dados bem explicados sobre o assunto, iniciou em agosto de 2023. A participação do gerente do Observatório MAIS RN ocorre a convite da emissora, sempre na primeira segunda-feira de cada mês durante o Bom Dia RN, que começa às 6h.
Confira a edição do Nossa Economia dessa segunda-feira (6) no link: https://globoplay.globo.com/v/12573699/
Confira a plataforma atualizada do Termômetro Mais RN: