Observatório da Indústria MAIS RN apresenta dados econômicos do estado no Bom Dia RN

10/12/2024   15h50

O Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), apresentou mais uma edição do quadro “Nossa Economia”, exibido no Bom Dia RN, da InterTV Cabugi, nesta segunda-feira (09). Conduzido pelo assessor técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque, o quadro trouxe informações sobre o desempenho da economia potiguar, com destaque para o mercado de trabalho, inflação e confiança do empresário.

 

 

Entre os destaques apresentados está o saldo de 2.847 novos empregos em outubro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Até o momento, o estado já acumula mais de 12 mil empregos gerados em 2024, superando o total registrado ao longo de todo o ano de 2023. “Esse é um ano positivo para os empregos, com o RN apresentando uma média de desocupação historicamente baixa. Isso é algo novo para a gente”, ressaltou Albuquerque.

 

O crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelos setores de comércio e serviços, mas a indústria também apresentou um desempenho acima da média, com crescimento de 6% no período.

 

Além do mercado de trabalho, o quadro abordou a inflação em Natal, que registrou alta de 0,43% em novembro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). A cesta básica teve variação de 0,81% e itens como carne, feijão e pão ficaram mais caros, conforme apontado pelo painel Termômetro Econômico do MAIS RN.

 

Outro dado relevante foi o Índice de Confiança do Empresário, que atingiu 54,8 pontos. Apesar de estar acima da linha dos 50 pontos, indicando otimismo do empresariado com investimentos e contratações, o índice apresentou queda em relação aos meses anteriores. Segundo Albuquerque, fatores como a alta do dólar e a discussão sobre o aumento do ICMS no estado trazem incertezas para o ambiente econômico.

 

O quadro “Nossa Economia” é exibido mensalmente, na primeira segunda-feira do mês, e apresenta de forma clara e didática os principais indicadores econômicos do Rio Grande do Norte, incluindo dados sobre o mercado de trabalho, inflação, confiança do empresário, movimentação do comércio e balança fiscal. A iniciativa busca aproximar a população dos temas econômicos monitorados pela FIERN, contribuindo para uma melhor compreensão do cenário local.

 

Clique no link abaixo e assista ao Nossa Economia desta segunda-feira (09).

Link: https://globoplay.globo.com/v/13170086/?s=0s